O convívio realiza-se esta noite e durante a cerimónia serão entregues 4 bolsas de estudo.
D. António de Sousa Braga é o convidado de honra do convívio anual promovido pelos Amigos de Santo Espírito, um grupo formado por emigrantes naturais da ilha de Santa Maria (a ilha de origem do Prelado açoriano) que, todos os anos, junta os marienses residentes nos Estados Unidos e no Canadá.
Este ano vai “ser muito especial”, diz a responsável pelo Grupo, Diane Chaves, “porque temos a presença do D. António e de cerca de 500 marienses”, provenientes dos Estados de Massachusets, Rhode Island, Connecticut e Floria e, também, Canadá.
“Vamos prestar homenagem a todos os emigrantes através de D. António, também ele um emigrante por várias ocasiões, primeiro na Madeira, depois no Continente e mais tarde em Roma”, lembra Diane Chaves.
Durante o convívio serão entregues quatro bolsas de estudo, no valor de 500 doláres cada uma, a quatro estudantes do Liceu de Hudson que agora ingressam na Universidade.
Trata-se de premiar os que “mais se destacam” e “reconhecer o seu esforço”, conclui Diane Chaves, afirmando que os emigrantes constituem “uma enorme família” que apoia “moral e materialmente todos os seus irmãos”.
Durante a estada nos Estados Unidos, o Bispo de Angra presidirá, ainda, às celebrações das bodas de prata da Associação Amigos da Terceira.