Povoação promove formação para Ministros Extraordinários da Comunhão

 

Foto: Aleteia/Igreja Açores

A iniciativa é da ouvidoria em parceria com o Serviço Diocesano de Liturgia

Nos próximos dias 20 e 21 de junho, a ouvidoria da Povoação promove uma formação dirigida a Ministros Extraordinários da Comunhão, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

A iniciativa que tem como formadores membros da equipa do Serviço Diocesano de Liturgia decorre no Centro Pastoral da Povoação  e começa às 20h00 do dia 20, com o acolhimento e o primeiro módulo formativo sobre o sentido da Sagrada Comunhão distribuídas por Ministros Extraordinários. No dia seguinte, a formação decorre entre as 9h30 e as 19h000, terminando com a celebração da Eucaristia. Durante o dia a formação incidirá nos seguintes temas: O Ministro Extraordinário da Comunhão- vida e espiritualidade; Celebrações e Rituais; Psicologia do acompanhamento: Solidão; Luto; Doença e morte e O Ministro Extraordinário da Comunhão: Portador da Esperança. Seguem-se trabalhos de grupo.

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.

O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3).

Scroll to Top