Museu dos Baleeiros e Ouvidoria do Pico expõem custódias da ilha do Pico

Foto: Cartaz do evento

Inauguração está prevista para dia 17 de junho , às 21h00

O Museu do Pico inaugurou no passado dia 17, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição “O Santíssimo – Custódias da ilha do Pico”, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Trata-se de uma exposição de custódias, das 22 igrejas da ilha do Pico, que resulta, mais uma vez, de um trabalho conjunto entre o Museu e a Ouvidoria do Pico.
Para além das peças que constituem os acervos das igrejas, fará também parte desta mostra uma custódia da coleção da Casa de São José, Casa do Cardeal Costa Nunes, na Candelária.
“A custódia, ou ostensório, é um objeto litúrgico utilizado pela Igreja Católica para a exposição e adoração do Santíssimo Sacramento, num trono ou sobre o altar. Trata-se de uma peça sagrada, um vaso sagrado, destinada a exibir a hóstia consagrada, durante as celebrações religiosas, especialmente durante a adoração eucarística e procissões eucarísticas” pode ler-se na nota já citada.
As custódias são particularmente usadas na Procissão do Santíssimo, na festa de Corpo de Deus (Corpus Christi) e na exposição do Santíssimo Sacramento ou Lausperene.
Este projeto expositivo “é absolutamente inédito na história do Pico, e reveste-se de grande relevância histórica, patrimonial, cultural e museológica” sublinha ainda a nota destacando que estarão expostas peças de grande valor artístico, sendo a mais antiga do século XVI.
A exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento do Museu dos Baleeiros, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30.
.
.
Scroll to Top