Papa pede liberdade perante dinheiro e poder, para estar ao “lado dos últimos”

Foto: Vatican News

Francisco apresenta exemplo de Jesus, que “desistiu de falar a verdade”

O Papa apelou hoje à liberdade perante o dinheiro e o poder, apresentando o exemplo de Jesus, que “sempre se colocou do lado dos últimos, ensinando seus discípulos a fazerem o mesmo”.

“Jesus era livre diante da busca de fama e da aprovação e, por isso, nunca desistiu de falar a verdade, mesmo ao custo de não ser compreendido, de se tornar impopular, até o ponto de morrer na cruz, não se deixando intimidar, nem comprar, nem corromper por nada e por ninguém”, declarou, desde a janela do apartamento pontifício, antes da recitação da oração de ângelus.

Perante milhares de peregrinos reunidos no Vaticano, Francisco apresentou Cristo como alguém livre “diante das riquezas” e “diante do poder”.

“Se nos deixarmos condicionar pela busca de prazer, poder, dinheiro ou aprovação, tornamo-nos escravos destas coisas”, alertou.

“Se, por outro lado, permitirmos que o amor gratuito de Deus preencha e expanda nosso coração, e se permitirmos que ele transborde espontaneamente, devolvendo-o aos outros, com todo o nosso ser, sem medos, cálculos ou condicionamentos, então cresceremos em liberdade e espalharemos o seu bom perfume também à nossa volta”.

A intervenção dominical concluiu-se com uma série de perguntas, a todos os presentes: “Sou uma pessoa livre? Ou deixo-me aprisionar pelos mitos do dinheiro, do poder e do sucesso, sacrificando-lhes a serenidade e a paz, minha e dos outros? Espalho, nos ambientes em que vivo e trabalho, o ar fresco da liberdade, da sinceridade e da espontaneidade?”.

(Com Ecclesia e Vatican News)

Scroll to Top