A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) atribuiu esta quinta-feira o prémio evento do ano de 2023 à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que decorreu entre os dias 1 e 6 de agosto.
A revelação foi feita no evento de entrega de prémios da edição BTL 2024 e lançamento da edição 2025, que decorreu ao final da tarde, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
Isabel Figueiredo, que fez parte do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 recebeu a distinção em representação do presidente cessante da Fundação JMJ Lisboa 2023, tendo agradecido o prémio “que tanto honra a JMJ” e, de modo particular, D. Américo Aguiar.
“Ele foi o verdadeiro embaixador da JMJ por todo o mundo e, assim, embaixador de Portugal por todo o mundo”, referiu, salientando que durante a semana do maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, de 1 a 6 de agosto de 2023, “estiveram em Lisboa jovens de todos os países do mundo, com uma única exceção, as Maldivas”.
Isabel Figueiredo destacou os “números esmagadores” que o evento alcançou, com um retorno de “290 milhões de euros para a cidade de Lisboa e de 370 milhões de euros para Portugal”.
“Não sei se voltaremos a ter alguma Jornada Mundial da Juventude em Portugal. A próxima será em Seul. Mas foi repetido por todos a frase do Papa, já no avião de regresso a Roma, quando ele disse que a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa de 2023, se não foi a melhor, foi das melhores já alguma vez realizadas”, recordou.
A responsável sublinhou que o sucesso da JMJ não se deve apenas ao que que trabalharam na organização, mas também a “Portugal e aos portugueses”.
“Neste sentido, este prémio, que hoje aqui recebo em nome do senhor D. Américo, é de todos nós, é de todos vós”, concluiu.
O prémio foi atribuído “por unanimidade” pelo júri da BTL que distinguiu um evento realizado em Portugal no ano de 2023, “com grande impacto na promoção da marca Portugal”, foi anunciado no evento.
A Fundação JMJ Lisboa 2023 apresentou a 31 de maio as contas relativas à organização do evento, que registou um saldo positivo de 35,7 milhões de euros, cujo valor angariado vai ser aplicado em projetos de apoio a jovens , implementados nos concelhos de Lisboa e Loures.
Além da entrega de prémios, foi apresentada a próxima edição da BTL, que se realiza de 12 a 16 de março de 2025, e anunciados o Alentejo e Ribatejo como Destino Nacional Convidado e Leiria como Município Convidado.
No evento, em que participaram profissionais e parceiros do turismo, António Palma Ramalho, presidente da Comissão Executiva da Lisboa FCE (Feiras, Congressos e Eventos), entidade organizadora da BTL, destacou o crescimento do Turismo de Portugal nos últimos 10 anos.
“Sem o turismo não teria sido possível um reequilíbrio das contas públicas e muito menos teria sido possível a redução da dívida pública. A BTL tem a honra de ter acompanhado e contribuído exatamente para esse mesmo objetivo”, referiu.
Ainda durante a sessão, Rita Marques, ex-secretária de Estado do Turismo foi apresentada como presidente do Conselho estratégico da BTL e o diretor geral dos eventos próprios da Lisboa FCE, Pedro Costa Braga, referiu que a edição de 2025 vai esgotar novamente, recomendando a todos aqueles que “ainda não formalizaram as suas inscrições e os seus processos de participação que o façam o mais rápido possível”.
Numa mensagem vídeo, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, deixou votos de que em 2025, a BTL “tenha mais visitantes” e “mais países” e saudou o trabalho notável da organização “na aproximação àquilo que é o ADN da oferta a Portugal com a integração das comunidades intermunicipais, com a integração dos municípios e muitos outros parceiros” que normalmente não estavam incluídos na Bolsa de Turismo.
“Queremos que ela [BTL 2025] seja também, já que estamos às portas do campeonato da europa, uma campeã da liga europa da feiras internacionais de turismo”, desejou.
(Com Ecclesia)