Os três futuros diáconos terminaram o sexto ano do Seminário em junho de 2023 e estão a desenvolver trabalho pastoral em São Miguel e na Terceira
No próximo dia 16 de junho, os candidatos ao diaconado André Furtado (lagoa), Leonel Vieira e Rui Soares (Furnas), serão ordenados diáconos com vista ao sacerdócio por D. Armando Esteves Domingues, na Sé de Angra, às 16h00, na Sé de Angra.
Os três seminaristas estiveram a estagiar durante este ano pastoral em paróquias de três ouvidorias, dando apoio aos párocos e trabalhando sobretudo na pastoral catequética e vocacional.
André Furtado e Rui Pedros Soares estão em São Miguel nas paróquias das Feteiras, Candelária, Várzea, Mosteiros e Sete Cidades (ouvidoria de Ponta Delgada) e Rosário e Atalhada (na Lagoa) respetivamente. Leonel Vieira está na Terceira, na Agualva, ouvidoria da Praia da Vitória.
“Sinto-me feliz por estar a chegar ao grande dia com o qual sonhava há muito tempo, mas ao mesmo tempo um certo nervoso. Claro que as responsabilidades serão acrescidas. Foi um ano de estreia na formação dos sacerdotes. Fomos os primeiros a experimentá-la e foi uma experiência positiva. Claro que ainda há arestas para limar mas é uma iniciativa louvável porque nos dá , de certa forma, uma bagagem no sentido de aprendermos a lidar com alguns assuntos da vida paroquial e também a desenvolver tarefas na área das diferentes pastorais. Foi uma experiência muito positiva” refere Andrè furtado ao Igreja Açores.
Já Leonel Vieira, natural das Furnas e estagiário nas paróquias da Agualva e Fontinhas, diz que foi uma experiência diferente.
“Estivemos muito ligados às paróquias e às pessoas que fazem parte delas; trabalhar nestas duas paróquias tem-me ajudado a crescer porque tenho contacto exatamente com aquela que é a vida de um pároco, no contacto com as pessoas. Há de certa forma um misto de sentimentos: por um lado a alegria de me entregar á Igreja de forma cocnreta para a servir através do diaconado, mas também alguma ansiedade”, diz Leonel Vieira, natural das Furnas.
Rui Pedro Soares, que tem estado a estagiar no Rosário e na Atalhada, na ouvidoria da Lagoa, em São Miguel, fala em “ansiedade e nervosismo” em “mais uma etapa na formação”.
“Há tanta coisa que vai na cabeça e no coração para que este dia seja bom porque sé um dia que marca a nossa vida”.
“Abraçar o ministério no ideal da nossa vida e da pastoral que iremos desenvolver” é “um desafio”, refere o jovem destacando que o trabalho desenvolvido este ano, “nas paróquias em concreto”, tem sido “muito proveitoso e vai muito para além dos livros preparando-nos mesmo para o contacto com as comunidades, apresentando-nos N problemas, N contactos e N pessoas. É bagagem que nos enriquece”.
Desde domingo até ao dia 14 de junho, os candidatos estiveram em retiro espiritual.
A cerimónia será transmitida em direto no canal de cabo da Vitec Azores, na posição 167 da MEO e da NOS Açores e nas redes sociais , nomeadamente o facebook da Vitec e no facebook do Igreja Açores- https://www.facebook.com/igrejaacores – por cedência do sinal.