Clínica do Bom Jesus acolhe doentes e oferece resposta cirúrgica ao hospital do Divino Espírito Santo

 

Foto: Arquivo AO

Unidade de saúde da Igreja é resposta avançada a internamento, cirurgias e consulta externa

A Clínica do Bom Jesus é uma das unidades de saúde que está a apoiar o acolhimento de doentes deslocalizados do Hospital do Divino Espirito Santo, desde o incêndio de dia 4 de maio mas também está a apoiar a unidade de saúde com a cedência do bloco operatório para cirurgias de ortopedia e cirurgia geral, informou esta tarde o diretor da Fundação Pia Diocesana do Bom Jesus, Francisco Silva.

“Desde o inicia que manifestámos a nossa disponibilidade para ajudar no acolhimento de doentes e na cedência de outras facilidades. A Clínica tem condições físicas e meios humanos e técnicos para responder a diversas situações”, afirmou o responsável.

Logo no sábado, no dia do incêndio, foram acolhidos sete doentes; já foram realizadas 8 cirurgias de ortopedia e oftalmologia e a questão agora é garantir camas para o pós operatório, sendo que existe capacidade imediata para acolher até 11 doentes.

“Estamos a reorganizar serviços e mantemos toda a disponibilidade como no inicio”, refere José Francisco Silva que recorda que a Clínica do Bom Jesus já tinha, antes, um protocolo com a Unidade de Saúde de São Miguel que previa a ocupação de 20 camas para doentes do Serviço Regional de Saúde.

Além desta resposta ao nível da cirurgia e do internamento, a Clínica já está a disponibilizar uma sala para ecografias, outra para mamografia, salas clínicas, exames de gastrenterologia e assegura a esterilização de equipamento hospitalar. O centro médico da Clínica já está a disponibilizar, também, quatro gabinetes para consultas de obstetrícia, três para ortopedia e um para atendimento da especialidade de ginecologia. Ao todo são 8 gabinetes que funcionam para garantir a realização da consulta externa do hospital nestas especialidades.

“Estamos a fazer este esforço de organização e estamos a colaborar com o Hospital que reforçou as nossas equipas com o envio de enfermeiros, assistentes e equipamentos e nós acolhemos tudo”, refere ainda o diretor da Fundação Pia Diocesana do Bom Jesus.

A  Clínica do Bom Jesus é uma Unidade de Saúde vocacionada para diagnósticos, tratamentos e internamentos, situada em Ponta Delgada, Açores.  É propriedade da Fundação Pia Diocesana do Bom Jesus, reconhecida oficialmente como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Dispõe de uma unidade de internamento, com cuidados médicos e cirúrgicos, cuidados continuados de longa e média duração e convalescença. Dispõe de bloco operatório equipado, exames complementares de diagnóstico, centro médico e consultas de especialidade, fisioterapia, serviços de enfermagem, laboratório de análises clínicas e tratamentos específicos.

Ao todo as instituições da Igreja acolhem mais de 70 doentes deslocalizados do Hospital do Divino Espírito Santo.

O Governo dos Açores está a ponderar a instalação de um hospital modular, em Ponta Delgada, nos terrenos contíguos à maior unidade de saúde dos Açores que sofreu um incêndio, para restabelecer serviços, anunciou hoje a titular da pasta da Saúde.

“O posto médico avançado será otimizado e não descuramos de todo a necessidade de ter um hospital de campanha, sendo certo que será uma situação transitória e, em cima da mesa, está a possibilidade de avançarmos com a construção de um hospital modelar em terrenos contíguos ao hospital de Ponta Delgada”, disse Mónica Seidi.

A secretária regional, que falava após a primeira reunião do grupo de trabalho criado para avaliar danos no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), que sofreu um incêndio no dia 04 e ficou inoperacional, explicou que o hospital modular, a ser criado, permitirá que haja “uma situação transitória de restabelecimento de serviços mais especializados”.

“É uma possibilidade que o Governo está a analisar”, sublinhou, acrescentando que o hospital modular, um modelo usado por altura da pandemia de covid-19, será para uma “área mais clínica”, mas “não vem substituir em nada a projeção” que se pretende em termos de intervenção no HDES.

Por outro lado, a secretária Regional da Saúde do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM adiantou que vai ser aumentada a capacidade do “Posto Médico Avançado, instalado no Pavilhão Carlos Silveira, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

O incêndio no Hospital, que deflagrou no dia 04 de maio, obrigou à transferência de todos os doentes que estavam internados para vários locais dos Açores, Madeira e continente

Scroll to Top