Viagem “Conhecer o património cultural, artístico e religioso”, no âmbito do projecto Bento de Góis envolve 7 alunos jorgenses finalistas do terceiro ciclo
Aprofundar o conhecimento do património cultural, artístico e religioso do país através de uma experiência espiritual vivida em grupo foi a principal motivação que esteve na origem do “projecto de vida” desenvolvido pelos alunos finalistas do 9º ano da Escola EBI do Topo na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, que de 13 a 18 de maio, estão de viagem ao Continente com passagem por Lisboa, Leira e Fátima.
“Este projecto resultou de uma pareceria entre a escola e a catequese e foi uma parceria boa” afirmou ao Igreja Açores Ludemira Silveira, professora na EBI do Topo, que acompanha os alunos nesta deslocação, juntamente com a catequista Sandy Santos e o pároco do Topo, padre Dinis Silveira.
Os sete alunos que viajaram, muitos deles pela primeira vez, tiveram oportunidade de fazer a experiência de participar na procissão das velas em Fátima, na noite passada, dois deles levaram o andor de Nossa senhora do Rosário de Fátima, e visitaram alguns dos locais de culto e de memória das aparições. Neste périplo continental, estiveram ainda na Batalha, em Tomar, no castelo de leira e em alguns lugares de Lisboa onde contactaram com monumentos históricos de relevância.
“Estes alunos estavam desmotivados depois de terem começado a preparar uma viagem de finalistas que não se iria concretizar por uma serie de questões. Percebendo que eles na escola e na catequese tinham de desenvolver um projecto de vida, porque o tema deste ano era a questão vocacional, procuramos estimula-los em conjunto no sentido deles próprios trabalharem para esta viagem e serem capazes de a por em prática e foi isso que aconteceu”, avançou por seu lado sandy Santos, catequistas destes jovens.,
A viagem começou no dia 13 de maio e termina no sábado, com o regresso à ilha.