As três misericórdias de Ponta Delgada, Angra e Horta bem como a Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição, gerida pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus em Ponta Delgada, acolheram 63 doentes na sequência do incêndio de sábado passado no Hospital do Divino Espirito Santo que obrigou à evacuação de todo o espaço hospitalar.
27 doentes foram acolhidos na Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição, nos Arrifes; 16 pacientes foram deslocados para a Unidade de Cuidados Integrados Continuados da santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada; 9 outros estão no Lar da Levada também da mesma misericórdia; 6, com dois familiares, foram deslocados para a Misericórdia de Angra e 5 para a da Horta. Estes 11 doentes estão todos a fazer hemodiálise e por isso, a fazer fé nas declarações do Governo regional dos Açores, deverão ser os primeiros a regressar ao Hospital do Divino Espírito Santo logo que haja condições. Acresce que a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada está ainda a assegurar as refeições diárias- pequeno almoço, almoço, lanche, jantar e ceia- a doentes que estão no Centro de Saúde de Ponta Delgada.
“Sempre manifestamos que estamos ao serviço. Dentro das nossas possibilidades colaboraremos sempre procurando ajudar e servir” disse esta manhã ao Sítio Igreja Açoires Bento Barcelos, presidente da União das Misericórdias dos Açores.
A duas misericórdias de Angra e da Horta asseguram o alojamento e as refeições dos doentes deslocados e no caso de Angra, como há dois familiares, também está a ser assegurado o seu alojamento bem como a alimentação. E embora não saibam por quanto tempo, na verdade, Bento Barcelos assegura “que este serviço será feito enquanto for necessário”.
“Os 27 pacientes vindos do Hospital já foram acolhidos nas Irmãs Hospitaleiras Ponta Delgada | Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, e aí permanecerão pelo tempo necessário”, explica a congregação religiosa, num comunicado citado pela agência Ecclesia.
As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) explicam que a Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, em Ponta Delgada, é uma “unidade de referência” na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências e Deficiência Intelectual, “com respostas especializadas em ambulatório e internamento”.
O bispo de Angra lamentou o incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo e teve “oportunidade de deixar uma palavra aos doentes”, depois de se ter deslocado à unidade de saúde para a celebração de uma Eucaristia no ãmbito da Festa do senhor santo Cristo dos Milagres, que decorreu nesse fim de semana em Ponta Delgada.
“É sem dúvida um acontecimento triste e por isso a minha primeira palavra vai para a Administração do Hospital, para a Capelania Hospitalar, mas sobretudo para os doentes”, disse D. Armando Esteves Domingues, no sábado.
Um incêndio no piso 1 na área técnica do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, deflagrou na manhã de sábado obrigando à evacuação de todo o espaço hospitalar.
O Governo Regional dos Açores declarou situação de catástrofe por causa do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e, esta segunda-feira, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, em visita à unidade de saúde anunciou que o Governo vai apoiar a reconstrução deste hospital. Para já está a ser montado um hospital de campanha para que aos poucos alguns servioços possam voltar à normalidade possível.
As Irmãs Hospitaleiras, congregação nascida em Espanha (31 de maio de 1881, Ciempozuelos), estão presentes em Portugal há mais de 130 anos (9 de maio de 1894), desenvolvem a sua intervenção em 12 Unidades de Saúde Hospitaleiras, oito em Portugal continental e quatro nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.
Com Fins de Saúde, a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) presta “cuidados especializados” em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Global e Lesão Cerebral, Comportamentos Aditivos e Dependências, Reabilitação Psicossocial, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos.