Encontros com ranchos e sacerdotes decorre entre 2 e 20 de abril, nas oito ouvidorias de São Miguel
Entre os dias 2 e 20 de abril, o grupo coordenador do Movimento de Romeiros de São Miguel promoverá encontros com os dirigentes dos 53 ranchos da ilha, distribuídos pelas oito ouvidorias, refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores esta segunda-feira.
O primeiro encontro será já a 2 de abril, nas Capelas, pelas 20 e decorrerá no Centro paroquial Padre Camilo.
No dia seguinte, os dirigentes encontrar-se-ão com parte dos ranchos de Ponta Delgada, em São Roque, no auditório, ao lado da sede da Junta de Freguesia.
Dois dias depois, a 5 de abril, rumarão até á Achada, na ouvidoria do Nordeste, para se encontrar com os ranchos desta zona da ilha. A reunião decorrerá no Centro paroquial da Achada.
No dia 9 de abril, às 20h00, será a vez da ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz receber os dirigentes romeiros para uma reunião que decorrá no Centro Paroquial da Maia.
No dia 10 de abril, às 20h00, no Centro Comunitário da Ribeira das Tainhas haverá o encontro com a ouvidoria de Vila Franca do Campo e no dia 12 de abril a reunião será nos Milagres, nos Arrifes e reunirá com os ranchos desta zona da ouvidoria.
No dia 17 de abril, às 20h00, na Lagoa, Água de Pau, terá lugar a reunião com a ouvidoria da costa Sul e no dia seguinte será a vez dos dirigentes se reunirem com os ranchos da Povoação, na junta de freguesia da Ribeira Quente.
Estas reuniões servem para avaliar as romarias quaresmais, que este ano mobilizaram mais romeiros e sobretudo mais jovens e planear já o próximo ano pastoral.
As romarias são. Uma das marcas da vivência religiosa micaelense durante a quaresma e mobilizam mais de 2500 homens que durante uma semana percorrem a ilha a pé. As romarias quaresmais completaram em 2022 500 anos de existência.