Igreja de Santa Luzia de Angra completa 25 anos

Foto: Igreja Açores/PL

Paróquia está em festa  429 anos depois da sua fundação

A nova Igreja de Santa Luzia, em Angra do Heroísmo, assinala entre hoje e domingo o seu 25º aniversário da dedicação, informa uma nota enviada pela paróquia ao Sítio Igreja Açores.

“Este novo templo foi inaugurado e dedicado no dia 7 de março de 1999, com o ideal de uma Igreja pós-contemporânea com a linguagem arquitetónica no umbral do século XXI. Na sua génese está presente uma vista sobre o documento conciliar Gaudium et Spes, em que a Igreja vive voltada para a cidade e para o quotidiano, irradiando a alegria e a esperança do Evangelho” refere a nota.

O programa comemorativa, que já foi iniciado no ano passado, prevê para hoje, quinta-feira  uma Eucaristia, às 19h00, que será presidida pelo padre Horário Manuel da Silveira Noronha, natural de S. Jorge, antigo pároco de Santa Luzia entre 1966 e 1969, atualmente a residir na diocese de Setúbal. Foi em Santa Luzia a primeira colocação que teve como sacerdote.

No domingo, dia 10, a Missa das 12h15 será presidida pelo bispo de Angra e durante a tarde haverá Lausperene.

“Nestes «25 anos a Ser Nova Igreja» e em comunhão com a Igreja que prepara o Jubileu 2025 adoptámos o tema «Ser pedra viva de esperança»” refere ainda a nota explicando o mote que está por detrás desta comemoração.

“A Igreja é a «tenda» de Jesus, casa de «Esperança», lugar onde sentimos a alegria de ser irmãos numa comunidade que vive de mãos dadas. Perder a esperança é baixar os braços e perder o horizonte da vida. O cristão é chamado a ser uma «pedra viva de esperança» que compõe o edifício humano Igreja”, conclui a nota da paróquia.

O curato de Santa Luzia foi desmembrado da Paróquia da Sé e elevado a paróquia por Decreto de 23 de Maio de 1595, a pedido do bispo D. Manuel de Gouveia.

Scroll to Top