Faleceu o padre João Luciano

Foto: Igreja de Nossa Senhora

Sacerdote tinha 82 anos e serviu sempre na ilha de São Miguel, de onde era natural (Notícia atualizada às 19h00)

O padre João Luciano faleceu esta madrugada no hospital Internacional dos Açores, na Lagoa, aos 82 anos.

O sacerdote natural da Ponta Garça, ouvidoria de Vila Franca do Campo, era conhecido pelo “seu bom trato e disponibilidade”.

O padre João Luciano entrou no Seminário Episcopal de Angra aos 17 anos, em 1959 e foi ordenado em 1968. A sua primeira colocação foi como vigário paroquial de São José, em Ponta Delgada. Foi pároco da Fazenda, na ouvidoria do Nordeste, onde foi fundador e primeiro diretor da Escola Preparatória. Depois foi colocado na Relva, paróquia que acumulou com a Covoada. Voltou a São José como vigário paroquial e foi o primeiro pároco da nova paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Acumulou sempre o ministério com a docência da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas do Nordeste e Canto da Maia.

A Escola Básica e Secundária de Nordeste, numa nota enviada ao Sítio Igreja Açores “manifesta publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Padre João Luciano, outrora professor de `Religião e Moral´, fundador desta escola, à data com a designação de Escola Preparatória do Nordeste, e seu primeiro Diretor”

“As grandes obras perpetuam-se para além dos seus mentores e impulsionadores e esta manter-se-á enquanto os efeitos da aprendizagem dos que por aqui passaram, passam e passarão, perdurarem” diz ainda o Conselho Executivo da Escola que “endereça à Família, Diocese e Amigos as mais sinceras e sentidas condolências”.

O velório será na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada,  a partir das 11h30 até à meia noite. às 18h30 de hoje será rezada a oração de vésperas, seguida de Missa, presidida pelo Bispo de Angra.

A Missa exequial será às 9h00  de amanhã, sexta-feira, seguindo-se o funeral para Ponta Garça, sua terra natal.

 

Scroll to Top