Cónego Manuel Carlos Alves é o pregador dos próximos três dias da Novena dos Espinhos, que decorre até dia 29 em Ponta Delgada
A Palavra de Deus deve ocupar um lugar central no quotidiano de um cristão mesmo que, por vezes, a sua escuta não tenha o eco devido e não implique uma verdadeira mudança de comportamento, afirmou o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que assumirá a pregação da Novena dos Espinhos nos próximos três dias.
“A Palavra de Deus deve ser escutada sempre, diariamente, mesmo quando é difícil de pôr em prática ou nos sentimos derrotados na nossa caminhada. É preciso darmos tempo à escuta da Palavra e sermos perseverantes na sua concretização. Por vezes, sentimo-nos derrotados por não sermos capazes mas não podemos desistir” afirmou o cónego Manuel Carlos Alves numa reflexão a partir do texto dos Atos dos Apóstolos, “Fostes regenerados por uma semente incorruptível, a Palavra de Deus, viva e eterna”.
“Todos os cristãos deveriam ter uma bíblia em casa, para que num momento de repouso ou de desânimo possam dar espaço à Palavra de Deus” disse o sacerdote lembrando que “importa iluminar a vida das pessoas” com ela.
“É a palavra que Deus que transforma as nossas vidas; é a boa notícia, que dá alegria a cada momento” disse ainda, recordando alguns episódios em que a palavra de Jesus transformou a vida das pessoas como nos mostra o Evangelho, desde o encontro com a mulher adúltera, com a viúva de Naim ou o episódio do leproso.
“Naqueles momentos de dor, de dificuldade, a palavra de Jesus foi transformadora para a vida daquelas pessoas. Assim é também para nós”, disse ainda o responsável do Santuário que assume a pregação destes três dias de fim-de-semana da Novena dos Espinhos.
“É através da sua Palavra que Jesus nos mostra o seu sonho, para nós e para toda a humanidade: que cada um de nós seja perfeito como o Pai do Céu, perfeito no amor” afirmou ainda explicitando que este amor “é incondicional”.
“O que Ele nos pede é que sejamos capazes de amar sem condições; esse é o amor perfeito”, concluiu
A Novena dos Espinhos, que prossegue amanhã às 18h00, é um dos três momentos fortes das celebrações do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, uma celebração quaresmal que começa sempre uma semana depois da Quarta-feira de Cinzas.
Dois sacerdotes foram convidados para a pregação em seis dias da ‘Novena dos Espinhos’ – o padre Hélio Soares, que esteve nos três primeiros dias e o padre José Paulo Machado de 27 a 29 de fevereiro. Além destes próximos três dias, o reitor presidirá à festa a 1 de março.