Iniciativa começa a 28 de fevereiro, todas as quartas-feiras, e percorre quatro Igrejas da ouvidoria terceirense
Propor como reflexão os pecados capitais, à primeira vista, parece um discurso anacrónico, fora de moda, que remonta a uma moral eclesiástica casuística e desajustada da mentalidade moderna. Mas a ouvidoria da Praia vai propor esta Quaresma uma série de catequeses cujo o objetivo é percorrer os pecados capitais e descodificá-los à luz da vida atual, contrapondo-lhes virtudes que devem marcar a vida de um cristão.
“Ao longo de quatro encontros, iremos aprofundar a riqueza teológica, antropológica, psicológica e espiritual destes pecados capitais, procurando ver neles uma proposta de caminhada quaresmal” sublinha uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela Organização.
Com a ajuda de psicólogos convidados é analisado o contributo que as ciências sociais e humanas têm a dar à reflexão. Com a ajuda de sacerdotes, são propostos “remédios espirituais para a superação destes males, com vista a um itinerário espiritual ao longo do tempo da Quaresma”.
De 28 de fevereiro a 20 de de março, às quartas-feiras pelas 20h00, as igrejas dos Biscotos, Vila Nova, Misericórdia da Praia e Fonte do Bastardo recebem quatro catequeses quaresmais nos dias 28 de fevereiro, 6 de março, 13 de março e 20 de março, respetivamente.
Todas as sessões serão compostas por duas intervenções. A Igreja de São Pedro, nos Biscoitos, recebe a primeira catequese que será ministrada pelo padre Nelson Pereira- “Os pecados capitais ainda são atuais?” e de seguem-se reflexões sobre a “Preguiça”, com a psicóloga Verónica Raulino e a “Solicitude”, pelo padre António Santos.
No dia 6 de março, na Igreja da Vila Nova “A Inveja e a Ira” serão descodificados pela psicóloga Vanessa Medeiros e a “Misericórdia e a Paz” pelo Cónego Ângelo Valadão.
No dia 13 de março, a Igreja da Misericórdia da Praia recebe a terceira catequese da Quaresma, que contará com três oradores: a psicóloga Leticia leal falara sobre a “Avareza”; o psicólogo Alvarino pinheiro sobre a “Gula” e o Cónego Hélder Fonseca Mendes sobre a “Justiça e Abstinência”.
No dia 20 de março, na Igreja da Fonte do Bastardo, o psicólogo Filipe Fernandes abordará os pecados da “Luxuria e Soberba” e o padre José Júlio Rocha falará sobre “Castidade e Humildade”.
“Ao olharmos com atenção estes sete pecados, podemos contemplar uma interpelação perene à vida do homem. Neles se encontram toda e qualquer situação possível de vida, de classe social e de problemáticas presentes na jornada de cada homem” refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela organização.
Além disso, “reconhecê-los e olharmo-nos através deles ensina-nos a viver” prossegue a nota.
“Hoje, o discurso e a capacidade sintética dos pecados capitais é tomado e aplicado em diversos contextos da vida social, em especial pelas ciências sociais e humanas, como a psicologia. Através deles podemos fazer luz sobre a condição humana, na sua fragilidade, mas também na sua recuperação e na sua saúde física e mental” justifica a organização, que “convida a todos a participar nestas catequeses quaresmais”.