XII Semana Bíblica dos Açores centrada nas “Raízes Bíblicas da Eucaristia”

 

Foto: Igreja Açores/RH

Padre Teodoro Medeiros apresenta o valor da Eucaristia a partir da Bíblia na Terceira, Pico e Flores

A XII Semana Bíblica dos Açores sobre “As raízes bíblicas da Eucaristia” arrancou esta noite na ilha Terceira com o conferencista a sublinhar as características culturais e religiosas da sociedade judaica no seio da qual jesus cresceu.

Na primeira de duas sessões, o padre Teodoro Medeiros, professor de Sagrada Escritura no Seminário de Angra, refletiu sobre a relação dos judeus com o templo e com o sagrado, sublinhando uma dimensão profundamente sacrifciial na vida do povo judaico, que era consumada diariamente. Na exposição inicial, feita a partir do Antigo Testamento, o padre Teodoro Medeiros aflorou ainda as festas da purificação e da Páscoa acentuando a relevância que alguns costumes tinham na vivência deste dia como a questão do sangue e do pão sem fermento ou pão ázimo.

Esta quinta-feira será abordada a instituição da Eucaristia por Jesus, na véspera da sua morte bem como o Novo testamento.

Estas jornadas, que se realizarão também no Pico e nas Flores,  pretendem responder à afirmação do Concílio Vaticano II que convida ao estudo dos livros sagrados para melhor compreender a palavra e os ensinamentos que fundamentam a doutrina cristã.

“O sacramento da Eucaristia foi longamente prefigurado no Antigo Testamento, desde o livro do Génesis e a aliança com Abraão passando pelo Sinai e as palavras dos profetas: é o colmar e o aperfeiçoamento de uma série de dimensões  da História do Povo Bíblico tais como a presença de Deus no Santuário, a celebração da comunhão com Deus e o seu perdão, a Páscoa, o memorial das maravilhas divinas e o sacerdócio da linhagem de Melquisedec”, refere o sacerdote.

“Como falar de Eucaristia sem saber sobre os sacriíficios do templo? Ou do dia da purificação dos judeus (Yom Kippur)?”, interpela a referida nota acrescentando, por outro lado,  que a vivência da Eucaristia  nos tempos apostólicos é um “testemunho de sinodalidade, na medida em que os convertidos assumiam de imediato  funções significativas na vida da comunidade”.

“A Eucaristia era mesmo o momento da manifestação da presença do Espírito Santo”, conclui sublinhando que apesar da riqueza da liturgia hoje, a compreensão deste sacramento ” não dispensa o estudo bíblico”.

As jornadas terão lugar na Terceira, na Casa de Povo da Terra Chã, nos dias 21 e 22 de fevereiro, às 20h30.

Na ilha do Pico terão lugar nos dias 26 e 27 de fevereiro, também às 20h00, no Centro Paroquial de São Roque do Pico.

Na ilha das Flores, as Jornadas ocorrem nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, em Santa Cruz, também às 20h00.

O padre Teodoro Medeiros é doutorado em Sagrada Escritura pela Universidade Urbaniana de Roma; é pároco na ouvidoria de Angra, nas paróquias da Terra Chã  e São Bartolomeu e professor no Seminário Episcopal de Angra.

(Com o Pe. Ricardo Henriques)

Scroll to Top