Ao todo serão 15 encontros para “jovens e adultos”, às quartas e sextas feiras até à Semana Santa
Primeiro foram anunciadas nas missas e na rua pelos salmistas, com a entrega de uma pagela; agora decorrem na Rua do Cruzeiro, em Angra, as Catequeses para Jovens e Adultos promovidas pelo Caminho Neocatecumenal.
Os 15 encontros agendados, que versam “diferentes temáticas” e são ministrados por leigos escolhidos pela equipa itinerante de catequistas, responsável pela organização do Caminho nos Açores, na Madeira e em Cabo Verde, “já com alguma maturidade”.
“É uma catequese muito direccionada para dultos, mas de olhos postos nos jovens, sempre a partir dos 12 anos. Estas catequese trazem o anuncio do querigma, que é a boa notícia: Jesus morreu e ressuscitou; Jesus é a salvação que Deus envia à vida de cada um de nós” refere Nelson Henriques um dos leigos que orientará estas catequeses e que pertence a uma das comunidades do Caminho Neocatecumenal existentes na paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Angra. Na ilha terceira existem mais duas comunidades nas Lajes.
“Estas catequeses são oferecidas num tempo especifico para que a reflexão seja mais profícua”, refere ainda.
Às quartas e sextas feiras, daqui até à Semana Santa- as catequeses terminam antes do inicio da celebração do Tríduo Pascal, que se inicia com a celebração da Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa- “todas as pessoas” que queiram podem participar nestas catequeses.
“As que já estiveram na Igreja e perderam a fé; os que não têm fé e nunca participaram e, ainda, os que estão na Igreja mas querem aprofundar e amadurecer a sua fé, todos são benvindos” refere Nelson Henriques.
“Estas catequeses servem também para suprir alguma falta de formação que muitos que se dizem cristãos têm, mesmo aqueles que vão regularmente à igreja” esclarece ainda sublinhando o carisma do Caminho Neocatecumenal, que segue a vocação missionária da Igreja, buscando particularmente estas pessoas mais afastadas.
Este tipo de catequeses deve realizar-se nas paróquias onde existem comunidades do caminho pelo menos uma vez no ano, sendo o tempo mais favorável o da Quaresma ou imediatamente a seguir à Páscoa; outras vezes esta catequese é feita no inicio do ano pastoral, no mês de outubro.
O Caminho Neocatecumenal nasceu há 58 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández, e é reconhecido pela Igreja Católica como “um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje”, assente em três pilares fundamentais: a palavra de Deus, a Eucaristia e a vida em comunidade.
Atualmente o Caminho Neocatecumenal está implantado também em algumas nações tradicionalmente não cristãs, como China, Egito, Coreia do Sul e Japão, para onde têm sido enviadas missões ad gentes.
Nos Açores o Caminho Neocatecumenal entrou durante o episcopado de D. António de Sousa Braga, em 2004, e tem comunidades ativas em quatro ilhas: São Miguel, Terceira, Pico e Graciosa.