Voto camarário ao Senhor Santo Cristo assinalado na Horta com Te Deum

 

Foto: Imagem do Senhor Santo Cristo, na Praia do Almoxarife (Horta)

Iniciativa celebra 306 anos

O Voto Camarário ao Senhor Santo Cristo na Praia do Almoxarife, celebrado pela Câmara Municipal da Horta, para honrar a promessa feita pelos locais na sequência da erupção vulcânica de 1718, que abalou as ilhas do Faial e do Pico, vai ser lembrado esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, numa missa de acção de graças com Te Deum, às 15h00, na Paróquia da Praia do Almoxarife, seguida de procissão pelas principais ruas da freguesia.

A iniciativa, que leva o nome de “Voto Camarário ao Senhor Santo Cristo” completa 306 anos e “procura congregar todas as autoridades da ilha”, incluindo autoridades eclesiásticas, Irmandades, autoridades políticas e cívicas do Faial, renovando a mesma crença dos seus antepassados na ação criadora de Deus como senhor dos acontecimentos e da história.

No dia 2 de fevereiro, as celebrações decorrerão no Pico. Nesse dia, sairão as peregrinações da Igreja Paroquial de Santa Luzia e da Igreja das Bandeiras, em direção à Ermida de Nossa Senhora dos Milagres, no Cachorro. Rezando com os pés, o povo encaminhar-se-á para a Eucaristia que será celebrada à chegada na Ermida do Cachorro.

A erupção vulcânica de 1718, arrasadora, e os abalos de terra que se lhe seguiram originaram a elevação ao Céu das preces dos locais  que assustados com a situação que a natureza lhes oferecia e perante a ausência de auxílio terreste, pediram a intercessão de Deus.

No ano que precedeu a erupção vulcânica, em 1917 já tinham ocorrido fomes e epidemias que dificultaram a vida das populações. Segundo Nunes da Rosa, “Após um fortíssimo abalo de terra, um estampido medonho faz-se ouvir nas três ilhas de Faial, Pico e S. Jorge.” Silveira de Macedo acrescenta que seriam 6 horas da manhã do primeiro dia de Fevereiro quando tudo aconteceu, afectando as ilhas do Faial e do Pico.

Na celebração do Voto Camarário ao Senhor Santo Cristo, a Imagem sairá à rua e será acompanhada em procissão pelos fieis e autoridades.

Este ano, a Missa com Te Deum será presidida pelo padre Fábio Carvalho e será concelebrada por todo o clero da Ilha. Esta quarta-feira, às 19h00, será celebrada a última eucaristia do tríduo preparatório que precedeu esta festa e que foi pregado pelo padre Sérgio mendonça, pároco na Praia do Almoxarife.

 

 

 

 

Scroll to Top