Jornadas decorrem nas Lajes, entre 19 e 23 de fevereiro
A Ouvidoria da Praia e o Departamento de Liturgia da Ilha Terceira promovem as Jornadas de Liturgia entre os dias 19 e 23 de fevereiro. As Jornadas irão decorrer na Vila das Lajes.
“Grupos corais, leitores, acólitos, ministros extraordinários da comunhão e equipas de ornamentação e limpeza terão oportunidade de aprofundar a sua missão nas funções que desempenham na vida litúrgica das suas respetivas comunidades paroquiais”, informa uma nota enviada ao Sitio Igreja Açores.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao dia 14 de fevereiro. Os interessados podem inscrever-se junto do seu pároco ou diretamente para o e-mail do Departamento.
“Depois do sucesso pastoral que foram as Jornadas na Ouvidoria de Angra, na paróquia de Santa Bárbara, o Departamento deseja repetir nos mesmos moldes a formação noutros lugares”, refere ainda a nota.
“A semana das Jornadas é extremamente rica de conteúdos formativos. A nossa preocupação divide-se em dois aspetos: em primeiro lugar, alertar os agentes da pastoral litúrgica para a importância que todos eles têm para as celebrações litúrgicas da vida comunitária. Por conseguinte, sentimos a necessidade de apostar numa formação integral dos agentes de pastoral que possibilite o incremento qualitativo da vida litúrgica” refere o responsável padre Nelson Pereira citado na nota.
Os grupos corais terão quatro dias de formação, sobretudo direcionados ao enriquecimento de reportório litúrgico para o tempo quaresmal e pascal. Os leitores terão dois encontros formativos centrados na importância da preparação da leitura em contexto litúrgico, enquanto se fomenta uma maior formação bíblica e leitura espiritual da Palavra de Deus. As equipas de ornamentação e limpeza irão refletir sobre o seu importante papel na preservação do património das Igrejas. Os acólitos irão enriquecer os seus conhecimentos para um melhor serviço ao altar. Finalmente, os ministros extraordinários da comunhão terão uma formação multidisciplinar, que abrange diversas áreas como a formação bíblica, teológica, pastoral, prática e psicológica, com o intuito de preparar os ministros para o acompanhamento dos doentes e idosos em situações difíceis e limite, como a solidão, o envelhecimento, a morte e o luto.
Este modelo formativo está igualmente pensado para os novos ministros da comunhão que irão servir as suas comunidades paroquiais na distribuição da Sagrada Comunhão nas Eucaristias e na visita aos doentes.
As Jornadas terminam no dia 23 de fevereiro com uma celebração Eucarística, pelas 20h00, na Paróquia de São Miguel Arcanjo, na Vila das Lajes, onde serão nomeados os novos ministros extraordinários da comunhão. A celebração será presidida por D. Armando, Bispo de Angra.
“A liturgia é uma dimensão fundamental da vida cristã, pois é através dela que os cristãos celebram os mistérios mais importantes da sua fé e se atualiza a presença real e salvífica de Cristo. Por isso mesmo, é compreensível que todos os agentes da pastoral litúrgica nas paróquias devam ter a preocupação de se formarem convenientemente, de modo a desempenharem o mais dignamente possível o seu ministério” sublinha a nota.
A Ouvidoria da Praia “deseja que esta semana de formação ajude os cristãos a uma maior vivência dos atos litúrgicos e a proporcionar uma maior qualidade das ações litúrgicas de modo que todos se possam sentir, mediante a ação litúrgica da Igreja, em maior comunhão em Deus” conclui a nota.