Iniciativa pretende despertar as famílias para o Sínodo de 2015
Mobilizar a família e despertá-la para a problemática do conflito inter-geracional constituem os dois principais desafios do encontro que a zona pastoral oeste da Ouvidoria de Ponta Delgada vai promover esta sexta feira, na Casa do Povo das Feteiras, sob o tema “Conflito de gerações entre pais e filhos e vice – versa”.
“É um encontro aberto a todas as famílias com vista à participação nas discussões sinodais sobre a família que, por vezes, parece um pouco aquém daquilo que é a sua função na sociedade” disse ao Sítio Igreja Açores um dos responsáveis por este encontro, o Pe Maximino Medeiros.
Este encontro para Pais, Educadores e Catequistas é o primeiro de uma série de três, que se vão realizar nesta zona pastoral que envolve as paróquias de Feteiras, Candelária, Ginetes, Várzea, Mosteiros e Sete Cidades, num trabalho conjunto e será orientado por duas psicólogas.
“Pretendemos discutir de uma forma aberta e participada os problemas que afetam hoje as relações familiares e que passam por realidades tão diferentes como a droga, o álcool, as dificuldades de compreensão, o desrespeito por valores e regras de relacionamento, que condicionam uma boa relação entre pais e filhos e entre filhos e pais”, sublinha o sacerdote.
“Há oito anos que estou nesta zona e são muitos os desabafos que vou ouvindo e todos eles remetem para os mesmos problemas e é preciso discuti-los para os conhecer e adequar as melhores soluções para os ultrapassar, sem imposições, com muita liberdade e abertura”, conclui o Pe Maximino Medeiros.
O sacerdote lembra , ainda, que em vésperas de um Sínodo ordinário sobre a família, em outubro de 2015, “é importante” que ninguém “fique de fora” ou deixe de participar numa reflexão sobre “o papel da família na nossa sociedade que ás vezes fica um pouco aquém do que seria de esperar”.
O encontro desta sexta feira tem inicio às 20h30 e destina-se a todas as famílias desta zona pastoral, mas está, igualmente, aberto a toda a ouvidoria de Ponta Delgada.
A zona pastoral oeste da ouvidoria de Ponta Delgada é assegurada in solidum pelos padres Marco Sérgio Tavares (moderador); Maximino Medeiros e Bruno Spínola que será, de resto, o pregador da principal celebração em honra da padroeira das Feteiras, no próximo domingo.
à Festa de Santa Luzia começa hoje com o tríduo preparatório, cuja animação será assegurada pelos romeiros e romeiras das Feteiras. Prossegue amanhã, sexta feira, com todos os grupos da catequese e no sábado com o Agrupamento de Escuteiros que também celebra o seu aniversário.
No domingo, dia grande em honra de Santa Luzia, a eucaristia realiza-se às 14h00, seguida de procissão.