A X ª reunião plenária, que junta o Clero e os leigos para uma reflexão aprofundada sobre os desafios da Diocese, tem lugar no mês de novembro, na Casa de Retiros de Santa Catarina, em Angra do Heroísmo.
Na convocatória enviada a todos os participantes a que o Portal da Diocese teve acesso, o Bispo de Angra apela a uma participação profunda de todos os membros do Conselho Pastoral Diocesano (CPD) quer na reflexão sobre as iniciativas levadas a cabo no âmbito do Ano da Fé quer na apresentação de propostas com vista ao futuro.
A décima reunião plenária do CPD realiza-se no contexto do encerramento do Ano da Fé, que será celebrado na Sé Catedral de Angra, na Solenidade do Cristo Rei, a 24 de Novembro. Nesta altura, arrancam igualmente as novas orientações pastorais 2013/2014 que incidem sobre a comunicação social e a nova evangelização. Temas que fazem parte da agenda da reunião e para os quais o Bispo de Angra chama particular atenção.
“Trata-se de fazer o ponto de situação deste arranque e verificar como podemos organizar-nos melhor para este salto de qualidade na pastoral da comunicação” salienta D. António de Sousa Braga, lembrando o que ficou decidido no último Conselho Presbiteral do passado mês de Abril.
Em causa está a criação de um Gabinete de Comunicação da Diocese, com um porta-voz, o lançamento de um novo portal e a publicação de um novo semanário católico em suportes digital e papel.
O responsável máximo da diocese açoriana solicita ainda aos membros do CPD que apresentem “sugestões para o futuro” , no sentido dado pelo Papa Francisco de que a Igreja deve ir para as “periferias”.
D. António, na missiva que integra a convocatória para o CPD, a realizar em Angra no final do mês de Novembro, apela, ainda “à união e colaboração” de todos no sentido de que “todos sejam só um para que o mundo acredite”.