Coreografias e muita música marcaram uma celebração eucarística sintonizada com o aniversário natalício do papa Francisco
Os jovens da ouvidoria de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel protagonizaram hoje a animação da festa de Natal da Juventude de São Miguel durante uma celebração eucarística marcada por constantes apelos à esperança, que decorreu na Igreja de São Miguel Arcanjo.
“É preciso alegrarmo-nos com a chegada do Menino e fazer festa com todos, todos, todos”, afirmou o responsável pela Pastoral Juvenil diocesana, padre Norberto Brum, durante a homilia.
“Ninguém pode sobrar na Igreja, ninguém pode sentir-se a mais. O grande desafio enquanto Pastoral da juventude é viermos esta revolução JMJ 2023 onde estamos e como somos, chamados pelos nossos nomes e sentirmo-nos queridos por um Deus que nos ama para além das nossas circunstâncias pessoais” disse o sacerdote recuperando palavras do Papa Francisco durante a Jornada da Juventude em Lisboa, em agosto passado, onde a maioria dos presentes também esteve. E disso, deram testemunho, em muitas ocasiões durante a celebração.
O Padre Norberto Brum desafiou os jovens a acreditarem “no amor e na esperança de que com Jesus é possível sonhar com um mundo novo e melhor”.
“Quando o alimento é Jesus isso faz bem ao nosso coração e vê-se por fora. Por isso, vós sois alegres, caros jovens”, disse ainda.
A Missa começou com um testemunho dos jovens levantando problemas que afectam o mundo de hoje como a tristeza, a desesperança, a ansiedade, a doença mental, a falta de perspectivas de trabalho, as dificuldades em encontrar meios de subsistência e ao mesmo tempo “tanta vontade de superar tudo isso”, disseram os dois jovens que leram uma espécie de manifesto.
“Temos esperança” gritaram no final, porque as “pessoas têm desejo de Deus e nós sonhamos com uma maior fraternidade”; “queremos combater a intolerância e caminhar rumo à santidade” foram alguns dos compromissos deixados pelos jovens, entre muita animação. Para além dos cânticos de Natal, de louvor ao Deus- Menino próprios desta quadra , os jovens da ouvidoria de Vila Franca do Campo entoaram algumas canções que se tornaram canções de intervenção pela Paz e pelo combate à fome em África como USA for Africa- we are the world e apresentaram cartazes com frases impactantes deste seu compromisso por um mundo melhor, assumindo o desafio de serem entre outras coisas “sementes de esperança”, “luz”, “grito” (inconformismo), “Testemunhas”, etc.
“Senhor, que neste Natal cada um seja, pelo menos, uma destas mensagens para os mais próximos” clamaram no final, depois de terem entregue cabazes de alimentos que têm como destino a Cáritas de Vila Franca do Campo.
A festa de Natal dos jovens de São Miguel, organizada em Vila Franca, ainda contou com a participação de jovens do Nordeste, Arrifes, Fajã de Cima, Povoação e Ribeira Grande e procurou estar sintonizada com o aniversário natalício do papa Francisco.