O prelado diocesano de Angra foi ordenado bispo a 16 de dezembro de 2018, na catedral de Viseu, depois do Papa o ter nomeado bispo auxiliar do Porto, a 27 de outubro do mesmo ano
Cumprem-se hoje cinco anos desde a ordenação episcopal de D. Armando Esteves Domingues, na catedral de Viseu. Aquando da sua escolha pelo Papa para bispo auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues desempenhava a missão de vigário-geral na Diocese de Viseu desde 2015 .
A ordenação episcopal de D. Armando Esteves Domingues, atual bispo de Angra, decorreu, a 16 de dezembro de 2018, foi presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, e teve como bispos coordenantes D. Manuel Linda, bispo do Porto, e D. Ilídio Leandro, bispo emérito da diocese de Viseu.
Natural da Vila de Oleiros, no Distrito de Castelo Branco, o atual bispo de Angra é proveniente de “uma família numerosa”, sendo “o oitavo de onze irmãos” e tendo já cerca de quatro dezenas de sobrinhos e sobrinhos netos, como destacou na ocasião uma nota da Nunciatura Apostólica em Portugal.
Ordenado sacerdote a 25 de novembro de 1981 por D. José Pedro da Silva, natural da ilha de São Jorge, nos Açores, D. Armando Domingues conta com formação em áreas como a pastoral juvenil, a espiritualidade e a pastoral familiar, com especial incidência na preparação de noivos para o matrimónio.
Entre o seu percurso pastoral sobressai o seu empenho na área sócio-caritativa, com a dinamização ao longo dos anos de várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação.
Numa das regiões por onde passou, Nossa Senhora do Viso, contribuiu para a constituição desta comunidade como paróquia e para a construção de novas estruturas, entre as quais um novo centro social e uma nova igreja.
O seu currículo inclui também a colaboração com vários movimentos e organismos católicos, desde os Escuteiros aos Educadores Católicos, passando pelos Cursilhos de Cristandade.
Desenvolveu ainda trabalho como professor no Seminário Maior de Viseu, onde ajudou a formar várias vocações sacerdotais, e um período de missão junto das Forças Armadas e de Segurança, como capelão da Força Aérea Portuguesa.
O prelado foi nomeado pelo Papa Francisco 40º bispo de Angra a 4 de novembro de 2022, tendo entrado na diocese já este ano, a 15 de janeiro, registando um dos maiores números de presenças episcopais numa celebração de entrada na diocese.
Tem como lema episcopal uma passagem do Evangelho de São João, “Eis a tua mãe” (Jo 19,26) .