Centro Pastoral e Catequético Padre Artur Reis inaugurado depois de uma profunda remodelação

“É um dia memorável na caminhada desta paróquia”- Padre Maximino Medeiros

 

O novo espaço, inaugurado esta tarde pelo bispo de Angra e pelo Presidente da Câmara de Ponta Delgada, que custeou na íntegra a reconstrução desta obra, conta com seis salas de catequese e uma sétima sala mais ampla e polivalente, disponível para reuniões e formações de grupo, nomeadamente das diferentes pastorais.

“Inaugurar uma Igreja é muito importante mas inaugurar uma casa de formação e catequese é porventura algo que agradará muito a Deus” afirmou D. Armando Esteves Domingues na reflexão que fez sobre a Palavra de Deus, durante a celebração eucarística, que se seguiu à inauguração do espaço.

“Onde se louva a Deus é importante, mas onde se ensina a conhecer e a gostar de Jesus às novas gerações é igualmente importante. Uma paróquia só com Igreja fica como que incompleta” disse ainda o bispo diocesano deixando uma palavra de esperança para que este espaço “não seja destinado apenas às crianças” porque a “conversão, o apelo a uma verdadeira e constante mudança de vida é algo que nos acompanha a vida toda e, por isso, a necessidade de formação é constante”. E, prosseguiu: “conhecer Jesus é um desafio; se O conhecemos apresentamo-Lo; senão O apresentamos é porque ainda não o conhecemos o suficiente. A nossa vocação de cristãos é testemunhá-Lo”, concluiu desafiando a comunidade de São Vicente Ferreira, sobretudo os mais jovens que estavam presentes como os escuteiros, a caminhar juntos.

Durante a cerimónia foram ainda lembrados os sacerdotes envolvidos nesta obra que atravessou vários períodos, a começar pelo seu principal benfeitor, o padre Artur Reis, que empresta o nome ao espaço, e cedeu os terrenos para a sua implantação bem como outros terrenos que servem hoje de chão para os serviços essenciais da freguesia como a Junta de Freguesia ou o Centro de Saúde.

“É um dia memorável na caminhada desta paróquia” disse o padre Maximino Medeiros.

“Este espaço visa contemplar todas as faixas etárias dando resposta aos desafios do tempo presente” disse ainda o sacerdote.

O presidente da Câmara, Pedro Nascimento Cabral, reafirmou o compromisso da autarquia no apoio a obras desta natureza que “contribuem para que a sociedade tenha valores”, destacando que a Igreja desempenha “uma função social substituindo-se muitas vezes a quem deveria incutir nos mais novos o amor ao próximo”.

A cerimónia de inauguração contou, ainda, com um concerto da Orquestra Sinfónica de Ponta Delgada.

 

 

Scroll to Top