Ordenações decorrem em Angra no dia da Imaculada Conceição
O Bispo de Angra vai ordenar dois novos diáconos, candidatos ao sacerdócio, no próximo dia 8 de dezembro, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo.
Pedro Aguiar, de 25 anos, natural da Lajes do Pico e Gaspar Pimentel, 22 anos, da Achada do Nordeste, ilha de São iguel, encontram-se ambos a frequentar o sexto ano no Seminário Episcopal de Angra e, embora sejam ordenados diáconos ao mesmo tempo, só o mais velho deverá ser ordenado sacerdote durante este ano pastoral.
A cerimónia vai ser presidida por D. António de Sousa Braga e realiza-se no Santuário de Nossa Senhora da Conceição , a partir das 16h30.
Além destes dois diáconos o prelado diocesano vai ainda institur Pedro Lima, seminarista do 5ºano, natural do Faial, no ministério de leitor.
Segue-se o jantar festivo, com familiares, no Seminário.
O dia de Nossa Senhora da Conceição é habitualmente o dia em que na Diocese de Angra se realizam as ordenações diaconais, embora no ano passado essa cerimónia tenha ocorrido no domingo do Bom Pastor, em maio.
Na Solenidade da Imaculada Conceição os cristãos são convidados a equacionar o tipo de resposta que dão aos desafios de Deus.
Ao propor o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida a acolher, com “um coração aberto e disponível, os planos de Deus para cada um e para o mundo”
A Festa da Imaculada Conceição é, na Diocese de Angra, um dos pontos altos do ano pastoral do santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, um santuário “de inverno”, criado em 1987 por D. Aurélio Granada Escudeiro.
Em 2003, quando a paróquia assinalou 450 anos de elevação, o santuário recebeu o primeiro encontro nacional de santuários marianos.
Esta festa da Imaculada Conceição no Santuário começa no domingo, com a oração de vésperas orientada e cantada pelo Seminário de Angra, seguida de uma vigília animada por vários grupos durante toda a noite: pais e crianças da Catequese da Conceição, Escuteiros, Movimento da Mensagem de Fátima, Legião de Maria, Movimento dos Cursos de Cristandade e Confraria de Nossa Senhora da Conceição, entre outros.
No dia 8 realizam-se oito eucaristias, também elas presididas e animadas por diferentes grupos e sacerdotes da ilha Terceira.
A Solenidade de Nossa Senhora da Conceição termina no dia 8 ao fim do dia com uma eucaristia às 19h45 que será animada por todas as fraternidades franciscanas da ilha Terceira e contará com a presença de um grupo coral composto por coralistas que há 40 anos formaram o Grupo Coral da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.