Ouvidorias da Lagoa e da Terceira fazem encontros iniciais
O Movimento de Encontros de Jovens Shalom (MEJSh) está a promover este fim de semana um encontro inicial para 25 jovens de Santa Cruz e Porto Formoso, no Convento dos Franciscanos na Lagoa, na ilha de São Miguel, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
O Encontro Inicial “é um encontro de fim-de-semana que marca a viragem entre o pré-encontro e o pós encontro, duas etapas do movimento e o grande objetivo deste Encontro Inicial é iluminar a realidade e vivências dos jovens com a luz do Evangelho”, explicita a nota.
Os participantes são oriundos das paróquias de Santa Cruz da Lagoa e Porto Formoso.
Por ser o primeiro Encontro Inicial que se faz em são Miguel, o retiro será orientado pelo Pe Jorge Benfica (Sacerdote da Comunidade Shalom) e por jovens do MEJSh: uma represente nacional, 7 jovens da Terceira que se deslocaram para o efeito à Lagoa e três jovens de são Miguel que fizeram o Encontro Inicial em Janeiro deste ano em Lisboa.
De 5 a 7 de Dezembro na Ilha Terceira, na Quinta da Fonte Faneca, repetir-se-á este encontro com cerca de 35 jovens inscritos, das diferentes paróquias da ilha.
A equipa de coordenadores será composta, igualmente, pelo padre Jorge Benfica (Sacerdote da Comunidade Shalom) e por jovens do MEJSh: uma represente nacional e jovens da Terceira.
O MEJSh está presente na Diocese de Angra desde 2008, na Ilha Terceira e, desde 2013, na Ilha de São Miguel.
Este ano, pastoral o MEJSh tem uma nova equipa diocesana composta por Jovem Leigos, cuja coordenadora é Mara Rocha.
O MEJSh foi fundado em Angola pelo padre terceirense Luís Carlos, na década de 60, mas o reconhecimento do grupo como sociedade de vida apostólica só viria a acontecer mais tarde, com a criação da Comunidade Shalom.
Em Portugal, esta comunidade surge em 91 com o objetivo de proporcionar a partilha de experiências de vida pelos jovens, quer do ponto de vista profissional quer do ponto de vista pessoal.
Depois de África, do Brasil e de Portugal, hoje as comunidades Shalom estão presentes em vários países europeus.