A Bíblia como Evangelho da Família foi o tema em debate durante cinco dias
O balanço da XX Semana Bíblica Diocesana de São Miguel é “positivo” não só pela “qualidade revelada pelos conferencistas” mas também pela “numerosa assistência” que nos últimos cinco dias acorreu à Igreja de Nossa Senhora de Fátima no Lajedo, em Ponta Delgada.
Em declarações ao Sítio Igreja Açores, o responsável espiritual do Secretariado Bíblico de São Miguel, Pe Cipriano Pacheco, sublinha o facto de “haver uma clara manifestação de interesse por uma iniciação bíblica” não só pelos mais velhos mas sobretudo “pelo trabalho de animação das meditações” desenvolvido por vários grupos de jovens.
Durante cinco dias, quatro conferencistas abordaram a origem da família e as suas tarefas num contexto bíblico que, sempre que possível, “foi transposto para o dia a dia”, sublinhou o vigário Episcopal para a Ilha de São Miguel.
Sob o tema “Bíblia, o Evangelho da Família”, pelo menos dois dos conferencistas apresentaram soluções à luz da doutrina e da história da igreja para ir um pouco mais além no acolhimento e no encontro das famílias mais problemáticas, como de resto apela o papa Francisco.
“As intervenções aproximaram-se muito da visão pastoral do Papa… aqui as pessoas estão abertas para uma nova relação com as famílias desavindas”, sublinha em concreto o Pe Cipriano Pacheco.
Para o próximo ano já está definida a temática da XXI Semanada Bíblica diocesana de São Miguel que será orientada para o Ano da Vida Consagrada.
“Esperamos que este movimento se renove e para isso contamos com a ajuda das paróquias e sobretudo da pastoral juvenil procurando despertar corações e sensibilidades para a leitura e prática do evangelho”.
As semanas bíblicas resultam de uma co organização entre o Secretariado Bíblico, a Diocese e o Movimento de dinamização Bíblica nacional.