Iniciativa anual da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre mobiliza crianças e comunidades da zona oeste da ouvidoria de Angra
As paróquias dos Altares, Raminho, Doze Ribeiras, Santa Bárbara, Cinco Ribeiras e Serreta vão juntar as crianças da Catequese no Santuário de Nossa Senhora dos Milagres na Serreta para juntas participarem na iniciativa “Um milhão de crianças rezam o Terço pela Paz” promovida anualmente pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre a que o Santuário da Serreta se une.
A oração, que junta crianças e familias, começa às 20h00 e cada paróquia fica encarregue da oração de um mistério. De acordo com a distribuição o primeiro mistério do Rosário será recitado pelas crianças dos Altares, o segundo pelas do raminho, o terceiro será rezado pelas Doze Ribeiras, o quarto pelas crianças de Santa Bárbara e o quinto pelas das Cinco Ribeiras. A catequese da Serreta rezará pelas preces finais a Nossa Senhora.
“Rezaremos pela paz e pelas crianças, jovens e adultos que neste momento vivem em cenários de guerra” informa uma nota do coordenador da catequese da Serreta, José Maria Saldanha, partilhada nas redes digitais do Santuário.
O principal objetivo da iniciativa de oração “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço” é “mostrar que a oração confiante das crianças pode voar como uma seta diretamente para o coração de Jesus e, por isso, tem um grande poder. A oração do Terço pelas crianças a nível mundial traz muitas graças ao mundo e é uma grande bênção para as famílias e para a Igreja”, afirma a organização num comunicado enviado ao Sítio Igreja Açores, ao recordar as palavras da Irmã Lúcia, que falava da oração do Terço como um caminho de santificação.
“A Santíssima Virgem, nestes últimos tempos em que vivemos, deu uma nova eficácia à recitação do Rosário. E deu-nos esta eficácia de tal maneira que não há problema temporal ou espiritual, por mais difícil que seja (…) que não possa ser resolvido pelo Rosário. Com o Rosário, salvar-nos-emos. Santificar-nos-emos. Consolaremos a Nosso Senhor e obteremos a salvação de muitas almas”, refere o comunicado da Fundação AIS.
A iniciativa global da organização católica congrega todos os 23 secretariados internacionais da fundação pontifícia, a que se juntam todos os santuários marianos.
No ano passado 871.523 crianças de 80 países rezaram o terço pela Paz.