Processo de escolha dos novos ouvidores prossegue na Horta e no Pico
O padre Marco Sérgio Tavares é o novo responsável pela ouvidoria de Ponta Delgada, tendo sido escolhido esta terça-feira, dia 3 de outubro, numa reunião do clero, que decorreu no Centro Pastoral Pio XII.
O sacerdote, de 46 anos, ordenado há 21, é atualmente o pároco das paróquias de Santa Clara e São Roque e é o presidente da Comissão Diocesana de Acólitos, organismo que integra o Serviço Diocesano da Pastoral Litúrgica. Até este ano serviu na paróquia dos Mosteiros e no curato da Várzea, sendo igualmente professor de Educação Moral e Religiosa Católica, serviço que manterá.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores esta quarta-feira, o novo ouvidor votado “agradeceu a confiança que os colegas depositaram” e apelou ao “bom trabalho de zonas pastorais” de forma “a dar ecos à Diocese do que é pedido para a elaboração do plano pastoral diocesano”, tendo agradecido “o esforço e dedicação do Padre Constância, a sua capacidade de organização e de energia pastoral que imprimiu nestes vários anos”.
“Após muitos anos neste papel de coordenação pastoral, naquela que é a maior Ouvidoria da Diocese, Monsenhor Constância agradeceu a colaboração de todos, Padres, Leigos, Religiosos, Diáconos, bem como referiu o papel do Conselho permanente e da Assembleia do Conselho de Pastoral da Ouvidoria. De partida para um novo desafio Pastoral na ilha das Flores, o Padre Constância continuará à frente do Instituto de Cultura Católica com sede no Convento da Esperança” refere ainda a nota.
Segue-se agora a escolha dos representantes das três zonas pastorais que compõem o todo da Ouvidoria para que se convoque o Conselho Pastoral da Ouvidoria para o lançamento do ano pastoral que deverá acontecer na próxima solenidade de Cristo Rei.
Também na Lagoa, na ilha de São Miguel, foi escolhido no dia 29 o novo ouvidor tendo a escolha recaído no padre Rui Silva, atualmente pároco do Rosário e Atalhada, duas paróquias da costa sul de São Miguel.
Sacerdote há 20 anos, o padre Rui Silva vai estar também ao serviço do Movimento dos Romeiros de São Miguel depois de ter sido nomeado pelo bispo de Angra seu assistente espiritual.
Com 46 anos, o sacerdote foi até agora ouvidor eclesiástico da ouvidoria de Santa Maria.
Amanhã, dia 5, será escolhido o ouvidor do Pico e, na Horta, essa escolha deverá ser feita na próxima semana, altura em que será igualmente eleito o ouvidor de Angra.