Cerimónia tem lugar no dia de Nossa Senhora da Conceição
O Bispo de Angra vai ordenar dois novos diáconos, candidatos ao sacerdócio, no próximo dia 8 de dezembro, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo.
Pedro Aguiar, de 25 anos, natural da Lajes do Pico e Gaspar Pimentel, 22 anos, da Achada do Nordeste, ilha de São Miguel, encontram-se ambos a frequentar o sexto ano no Seminário Episcopal de Angra e, embora sejam ordenados diáconos ao mesmo tempo, só o mais velho deverá ser ordenado sacerdote durante este ano pastoral.
A cerimónia vai ser presidida por D. António de Sousa Braga e realiza-se no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, a partir das 16h30.
Além destes dois diáconos o prelado diocesano vai ainda institur Pedro Lima, seminarista do 5ºano, natural das Angústias, ilha do Faial, no ministério de leitor.
Segue-se o jantar festivo, com familiares, no Seminário.
O dia de Nossa Senhora da Conceição é habitualmente o dia em que na Diocese de Angra se realizam as ordenações diaconais, embora no ano passado essa cerimónia tenha ocorrido no domingo do Bom Pastor, em maio.
Na Solenidade da Imaculada Conceição os cristãos são convidados a equacionar o tipo de resposta que dão aos desafios de Deus.
Ao propor o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida a acolher, com “um coração aberto e disponível, os planos de Deus para cada um e para o mundo”.