Certame realiza-se em Angra e levará os participantes também às Igrejas da Misericórdia, São Gonaçlo e São Sebastião, parando ainda no antigo Convento de Santo António dos Capuchos
Angra acolhe em outubro a “Bienal Ibérica de Património Cultural”, que terá como roteiro várias paragens ligadas ao património religioso, nomeadamente o Seminário Episcopal, os Frescos da Igreja Matriz de São Sebastião, as Igrejas de São Gonçalo e Misericórdia e antigo Convento de Santo António dos Capuchos.
O evento concentrar-se-á no centro histórico de Angra do Heroísmo de 12 a 15 de Outubro e sublinha, uma vez mais a especial relevância desta cidade inscrita na lista de património mundial da UNESCO, em dezembro de 1983 – a primeira desta natureza no país – pela posição geoestratégica do seu porto, escala obrigatória das frotas de África e das Índias, e marco na história universal das explorações marítimas. Este carácter histórico da cidade foi preservado depois do terramoto de 1980.
“A visita tem como objectivo abrir as portas do Seminário à comunidade, o que habitualmente não acontece. Vamos abrir a Capela, por ser a única disposta em anfiteatro na ilha e apresentar obras de valor patrimonial, que são desconhecidas do público em geral, nomeadamente, o Órgão de Tubos foi construído com os tubos do órgão da Sé que ardeu” refere ao Igreja Açores Marta Bretão professora do Seminário.
“Temos muitas peças de valor, algumas delas provenientes do convento de São Francisco, o primeiro espaço do Seminário; além disso queremos dar a conhecer este edifício ligado à história de Angra e dos Açores”.
As inscrições para a visita podem ser feitas on line com um limite máximo de 20 participantes.
“É uma forma de divulgação e de conhecimento do património que nos rodeia e de trocar conhecimentos com técnicos e especialistas. É uma boa partilha” refere a docente.
No ano de 2023, comemorando-se os 40 anos da distinção da UNESCO, Angra do Heroísmo recebe o evento de referência do sector do Património Cultural. Nesta edição da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural celebram-se igualmente os 10 anos do certame em território português.