É a primeira vez que o prelado preside a uma peregrinação internacional. Quando foi nomeado bispo auxiliar do Porto presidiu a 10 de junho à Peregrinação das Crianças
O Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro no Santuário de Fátima.
O programa começa no dia 12 com o terço, às 21h30 e prossegue com a procissão das velas e a celebração da Palavra, no Altar do Recinto, terminando a vigília com a Procissão do Silêncio, seguindo-se, pela madrugada, momentos de adoração eucarística, veneração dos santos Francisco e Jacinta Marto e a oração da via-sacra, que serão assegurados por funcionários e colaboradores do Santuário.
O dia 13 de setembro começa com a recitação do Rosário, às 09h00, na Capelinha das Aparições, após a qual a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima seguirá em procissão até ao Altar do Recinto de Oração, onde D. Armando Esteves Domingues presidirá à missa internacional, às 10h00, celebração essa que inclui o momento de Bênção aos Doentes e termina com a Procissão do Adeus.
D. Armando Esteves Domingues nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, Diocese de Portalegre-Castelo Branco e em outubro de 1967 entrou no Seminário Menor de Viseu, em Fornos de Algodres, tendo concluído os estudos no Seminário Maior de Viseu em 1980.
Entre junho de 1980 e outubro de 1981 fez um ano de experiência pastoral junto do Centro Mundial de espiritualidade e de teologia do Movimento dos Focolares, em Grottaferrata (Itália), com especial foco na pastoral juvenil e vocacional.
Foi ordenado padre a 13 de janeiro de 1982, na Diocese de Viseu, onde desempenhou funções como pároco, professor de EMRC, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento de Educadores Católicos e do Movimento Equipas de Nossa Senhora.
O Bispo da Diocese de Angra foi capelão militar da Força Aérea Portuguesa e esteve ligado a várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação.
Em Viseu, integrou vários organismos diocesanos, tendo sido ecónomo e vigário-geral, antes da sua nomeação episcopal, a 27 de outubro de 2018 como auxiliar da Diocese do Porto. No dia 4 de novembro de 2022, o Papa Francisco nomeou D. Armando Esteves Domingues para suceder D. João Lavrador como bispo de Angra, tornando-se assim o 40º bispo de Angra, a 15 de janeiro.
É a segunda vez que preside a uma celebração em Fátima. A primeira foi a Peregrinação das Crianças em junho de 2019.
Nesta peregrinação assinala-se a memória da quinta aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, a 13 de setembro de 1917.