“Cada vez mais as pessoas valorizam os dons que recebem do Senhor Santo Cristo para a sua vida espiritual”- padre Manuel António das Matas

Foto: Igreja Açores/DS

Reitor do Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo da Caldeira pregou esta manhã o sermão da Festa e refere que além da festa há um conforto espiritual que as pessoas levam

A festa do Senhor Santo Cristo da Caldeira é uma festa que une os jorgenses mas que é, igualmente, uma das festas principais dos Açores considera o padre Manuel António das Matas, Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira.

O sacerdote, que esta manhã presidiu à Missa da festa e fez o tradicional “Sermão da Praça”, referiu em declarações ao Igreja Açores que o próprio lugar convida a uma espiritualidade diferente.

“A encosta exuberante, a caldeira, o silêncio e o recolhimento são propícios a uma espiritualidade diferente” afirma o padre Manuel António das Matas.

“Não se trata só da festa, embora ela una os jorgense  e una também os açorianos” por ser “uma das maiores festas dos Açores”, acrescenta.

“Por aqui passam muitos açorianos de outras ilhas. Ontem disseram-me que estavam aqui cerca de 50 picoenses que vieram em peregrinação”, adiantou.

À medida que os dias da festa vão chegando, o movimento cresce na Caldeira e , este sábado, por exemplo, durante as sopas estiveram mais de 700 pessoas.

“Todos os anos há sempre novidades no sentido da vida espiritual da vida das pessoas: levam consigo o sentido deste Cristo sofredor, mas que dá muita alegria às pessoas. Noto que as pessoas falam dos dons que o Senhor Santo Cristo lhes dá ao nível da saúde e do conforto espiritual. Tiram sempre daqui alguma coisa”, referiu ainda.

“São tantas as histórias que vão alegrando a vida  e que nos acabam por dar força para continuarmos a fazer a festa.. Mesmo aquelas pessoas  que vêm pela festa acabam tocadas pelo Senhor Santo Cristo.. Ele que é o Senhor da vida tem a maneira de falar e de estar na vida das pessoas e isto é bom e belo”, concluiu.

Foto: Igreja Açores/DS
Foto: Igreja Açores/DS

A Festa do Senhor Santo Cristo da caldeira é a última grande festa de verão das ilhas do Triângulo. Esta manhã depois da Missa realizou-se uma Procissão Solene pelas ruas da caldeira.

(Com o padre Dinis Silveira)

 

 

Scroll to Top