Bispo de Angra exorta comunidade cristã de Turlock a escutar, meditar e guardar a Palavra de Deus que “transforma o coração””

Foto: Igreja Açores

D. Armando Esteves Domingues presidiu à Missa de abertura das festas de Nossa Senhora da Assunção, na costa oeste dos EUA, onde reside uma comunidade de emigrantes açorianos, especialmente de São Jorge

O bispo de Angra convidou esta sexta-feira as famílias portuguesas de Turlock a imitar o exemplo de Maria e a “ler, a escutar e a meditar na palavra de Deus”.

“Quem escuta e guarda a palavra de Deus e a medita ficará sempre diferente e poderá fazer a diferença no mundo” afirmou o bispo de Angra na homilia da Missa de abertura da Festa de Nossa Senhora da Assunção, em Turlock, nos Estados Unidos.

“É importante na família escutar a palavra: pais e filhos devem ler em conjunto um pedaço da bíblia em família, isso não deixará ninguém igual. Quem lê a palavra e a guarda no seu coração confia, mesmo quando às vezes essa palavra nos incomoda e nos desinstala”, disse o bispo de Angra à comunidade da paróquia portuguesa de Nossa Senhora da Assunção, que está a completar 25 anos de dedicação da sua nova igreja.

Tomando como exemplo Maria que apelidou de a “virgem ouvinte”, recuperando a expressão do Papa Paulo VI, o prelado diocesano, que preside pela primeira vez fora dos Açores junto de uma das comunidades açorianas da diáspora mais numerosa, sublinhou o seu discipulado.

“Maria foi a mulher toda revestida da palavra e, pr isso, foi fundamental na passagem da velha para a nova aliança” disse D. Armando Esteves Domingues ao lembrar que dela “emanava a luz de Deus”.

“Maria é o ícone e o modelo da escuta da palavra. O único interesse da Virgem ouvinte é cumprir a vontade de Deus”, destacou.

“Quem escuta de coração puro percebe sempre que a palavra se concretizará; Maria escutou sempre e sabe que a palavra de Deus terá sempre consequências” disse ainda salientando que a escuta da palavra “é uma dimensão fundamental da fé”.

A festa de Nossa Senhora da Assunção que cumpres este ano o seu 50º aniversário, na Igreja portuguesa que a tem como principal evocação, em Turlock decorre até domingo. Este sábado foi marcado pelo bodo de leite e amanhã, domingo, a Missa solene decorre pelas 11h15, seguindo-se a procissão.

Scroll to Top