Pedro Carvalho e Sandro Costa divulgaram vida no Seminário
Dois seminaristas de São Miguel, a frequentar o primeiro ano do Plano de Estudos do Seminário Erpiscopal de Angra, Pedro Carvalho (Sata Bárbara) e Sandro Costa (Furnas) estiveram a viver na ilha Graciosa durante a Semana dos Seminários, durante a qual deram um “testemunho vivo” do que é ser seminarista.
“Vi a experiência da semana dos seminários como um semear de sementes vocacionais através dos nossos testemunhos e palestras acerca do dia-a-dia de um seminarista” diz Pedro Carvalho numa nota enviada pela ouvidoria da Graciosa ao Sítio Igreja Açores.
Os seminaristas que visitaram escolas e salas de catequese na Guadalupe, Luz e Ribeirinha, concelho de Santa Cruz, na ilha Graciosa considera que os “testemunhos” são o “ponto forte” desta semana, pois há “uma ideia errada do que é a vida no seminário”, sobretudo no que respeita a uma “ideia de clausura” que “não corresponde à verdade”, sublinha Pedro Carvalho, aluno do primeiro ano.
“Surpreendeu-me nas escolas perguntas tão simples – no primeiro ciclo e no ensino médio – como: “vocês [seminaristas] também fazem educação física?”. Muitas das pessoas – nos Açores em geral – possuem uma ideia de clausura acerca do seminário”.
Sandro Costa, a frequentar igualmente o primeiro ano, destaca a importância destas semanas como forma de espalhar a ideia de “serviço e entrega aos outros”que está associada ao sacerdócio.
“A nossa vocação deve passar sempre pelo serviço e entrega ao outro. Foi a isto que Deus me chamou, foi isto que Deus me confiou e o meu “Sim” será sempre uma resposta a Deus que me chama a cada dia a entregar-me a Ele, na pessoa dos irmãos”.
O seminarista, na nota enviada pela ouvidoria a partir do seu testemunho pessoal, sublinha o facto da ilha Graciosa ser uma ilha pequena.
“Esta semana trouxe-me a uma realidade que desconhecia, a uma ilha que, apesar de pequena, precisa do nosso testemunho e precisa ver que a entrega a Deus faz-se a cada dia da nossa vida, seja nas vocações consagradas ou sacerdotais, na vida a dois, no amor entre os irmãos, onde Cristo se dá a revelar”, disse Sandro Costa.
Durante a Semana dos Seminário houve, ainda, tempo para uma vigilia de oração na Igreja de São Mateus.