A Pax Christi Portugal, movimento católico internacional, divulgou a sua proposta de caminhada e celebração para os quatro domingos do Advento 2014 onde se destaca a temática central “da paz”.
“Neste nosso tempo em que, cada vez mais, a pessoa humana é considerada como um objeto que se usa e deita fora, celebrar o Advento, tempo de expectativa, de esperança e de preparação para a vinda do Senhor, é renovar a certeza de que ‘aos olhos de Deus não há material descartável, só há dignidade’, assinala a Pax Christi Portugal que recorda as palavras do Papa Francisco aos jovens num simpósio internacional contra a prostituição e o tráfico de seres humanos.
No comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o roteiro de Advento preparado pelo movimento católico internacional pela paz apresenta contributos para serem vividos e celebrados na paróquia, em família ou em grupo, “tendo como ideia central a temática da Paz”.
Os contributos para a celebração do Advento 2014 têm como tema “não havia lugar para eles”, do Evangelho de São Lucas (2,7), e são têm como esquema um momento de ambientação, depois uma reflexão, a proposta de gesto da paz onde cada pessoa se compromete a realizá-lo na sua vida, uma oração final e a bênção.
Neste tempo de Advento, “em expectativa vigilante, alimentada” pela oração e pelo compromisso efetivo do serviço, a Pax Christi Portugal apela ao empenho de todos para para que em casa, na comunidade, em cada cidade e mesmo no país e no mundo não existam excluídos, mas “haja sempre lugar para todos”.