Obra da Companhia de Jesus vai promover jornadas práticas sobre comunicação digital
O Secretariado Nacional do Apostolado da Oração em Portugal apresenta hoje a aplicação ‘Click To Pray’, uma “inovadora aplicação móvel de oração”, pelas 10h00, na Capela do Carmelo de São José, em Fátima.
“O objetivo é utilizar as novas tecnologias para levar a oração aos espaços quotidianos, enquadrá-la no ritmo de vida de cada um e, desta forma, criar uma atitude de disponibilidade para fazer aquilo que Deus pede a cada dia, tendo em conta que ‘cada dia é diferente’”, explica o Secretariado Nacional do Apostolado da Oração (AO) num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Desta forma, o ‘Click To Pray’ disponibiliza propostas de oração “simples e breves”, três vezes ao dia, “durante os 365 dias do ano”.
Com a apresentação da “aplicação oficial do AO”, o Secretariado Nacional pretende propor uma “nova forma de rezar” através dos meios digitais, criar novos canais de comunicação e “vivência de fé” ou “aprofundar a cultura do encontro”, sobretudo com pessoas em “contextos geográficos e culturais mais isolados”.
A plataforma que vai ser apresentada esta sexta-feira é multicanal, ou seja, está presente num sítio na internet, numa aplicação móvel que pode ser descarregada nos formatos IOS e Android, nas redes sociais (Facebook e Twitter) e o utilizador pode ainda subscrever uma newsletter.
O ‘Click To Pray’ é também uma rede social de oração uma vez que tem “um mural” onde cada um pode colocar as suas “intenções de oração” para que todos rezem uns pelos outros.
O AO revela ainda que também vai apresentar as intenções mensais que o Papa Francisco “confia ao Apostolado da Oração e a todos os cristãos” e na primeira sexta-feira de cada mês os utilizadores vão ser mobilizados para estas preces.
O evento de lançamento conta com a presença de D. Antonino Dias, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família; do padre António Valério, secretário nacional do Apostolado da Oração; do padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, colaborador e parceiro desta iniciativa; e de Juan Della Torre, CEO de La Machi, responsável pelo desenvolvimento e estratégia de comunicação do projeto ‘Click To Pray’.
O Apostolado de Oração vai promover também as Jornadas Práticas sobre Comunicação Digital essencialmente para a agentes pastorais, profissionais da comunicação que trabalham na área do digital, como websites e/ou redes sociais, jornalistas e outros interessados em comunicação digital, a partir das 14h30, desta vez na Domus Carmeli.
Para o programa destas jornadas de formação foram convidados “especialistas internacionais” que vão explicar “as chaves da Nova Evangelização à luz das últimas tendências e inovações do mundo digital” noutros países, destaca a organização.
Para isso foi convida Silvia Costantini, diretora de comunicação da Aleteia.org; Jorge Mujica, especialista em comunicação eclesial espanhol e bloguer católico, e Juan Pablo Cannata, diretor de comunicação da Opus Dei da Argentina, “especialista no impacto da fé nos media”.
O Apostolado de Oração destaca ainda que têm como parceiros o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e a La Machi – Consultora para Boas Causas e como parceiros de media a Agência ECCLESIA, a Rádio Renascença e a Aleteia.org.
CR/Ecclesia