Nova equipa de vigários tomou posse

Foto: Igreja Açores /HS

Novos Vigários nomeados por D. Armando Esteves Domingues iniciam funções esta terça-feira

O cónego Gregório Rocha e o padre José Júlio Rocha, ambos naturais da ilha terceira e professores no Seminário Episcopal de Angra tomaram posse esta tarde como vigário-geral e vigário episcopal para o Clero e formação, respetivamente. Além dos novos membros da Cúria diocesana tomou ainda posse o novo reitor do Seminário Episcopal de Angra, padre Emanuel Valadão Vaz. Todos têm uma provisão para o seu ministério de três anos.

O novo vigário-geral da diocese tem 66 anos de idade e é padre há 41 anos. Foi, até à data, Diretor Espiritual e Professor do Seminário Episcopal de Angra; Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico de Angra.

É Cónego da Sé de Angra desde o episcopado de D. Aurélio Granada Escudeiro e Cónego Penitenciário, cargo que deixa com esta nomeação para vigário-geral. A sua ação pastoral tem-se desenvolvido sobretudo na área da família com a assistência espiritual de vários movimentos da família, incluindo o Centro de Preparação para o Matrimónio e as Equipas de Nossa Senhora, sendo Conselheiro Espiritual da equipa do sector Açores Centro. Foi reitor do Seminário Episcopal de Angra e vigário-geral.

A diocese tem igualmente um novo vigário episcopal para o Clero e Formação. O padre José Júlio Rocha, doutor em Teologia Moral pela Universidade Alfonsiana de Roma, foi  Prefeito de Estudos do Seminário Episcopal onde lecciona várias disciplinas relacionadas com Doutrina Social da Igreja. Foi, até agora,  pároco do Porto Martins e da Fonte do Bastardo, Ouvidoria da Praia da Vitória, na Ilha Terceira e  Assistente da Comissão Diocesana Justiça e Paz. Tem 55 anos e é padre há 31 anos.

Tomou igualmente posse esta tarde o novo reitor do Seminário Episcopal de Angra, padre Emanuel Valadão Vaz. Com 54 anos de idade, foi ordenado há 30 anos, em 1993. É o coordenador nacional dos padres do Prado. Ouvidor da Ouvidoria da Praia da Vitória, ilha Terceira e Pároco da Vila Nova e de São Brás, era igualmente membro do Colégio de Consultores.

Scroll to Top