Trabalho apresenta o símbolo da JMJ de Lisboa
Os Jovens e idosos da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande prepararam a confeção de um trabalho de patchwork com o símbolo das Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam este ano em Lisboa, para ser entregue ao Santo Padre, aquando da sua visita a Portugal.
“Durante algumas semanas, jovens e idosos das suas valências entregaram-se a esta atividade com grande entusiasmo, porquanto sabiam que o fruto do seu trabalho iria chegar às mãos do Papa Francisco, que tanto admiram e amam” refere uma nota enviada ao Igreja Açores pela Santa Casa da Misericórdia.
Tratou-se de uma iniciativa integrada nas atividades ocupacionais dos utentes, “na qual depositaram um grande empenho e os mobilizou na recolha de retalhos para compor aquela peça artística que à medida que se componha, o entusiasmo crescia e a emoção tomava conta das suas conversas” refere ainda a instituição.
Os utentes da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande acreditam que o Santo Padre “ficará contente com o simbolismo da sua oferta, pois aquela peça de arte tornou-se muito valiosa, pelo que ela representa nas preces que alguns deixaram”, afirmam ainda.
A ideia da confeção do símbolo da JMJ em patchwork foi acolhida pela Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande que acarinhou a iniciativa e que de imediato estabeleceu contatos, a fim de se remeter aquela bonita peça para Lisboa.
O patchwork é um trabalho com retalhos, cuja técnica une tecidos com inúmeros formatos variados e cores e quando completo forma um desenho artístico de grande beleza visual, tendo no presente caso sido escolhido o símbolo das Jornadas Mundiais da Juventude.
(Com António Pedro Costa)