Mosteiros festejam pela primeira vez padroeira da Música

Paróquia de Ponta Delgada reúne filarmónicas e coralistas num evento inédito em honra de Santa Cecília

Acaba de realizar-se, pela primeira vez, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, freguesia de Mosteiros, ouvidoria de Ponta Delgada, a primeira festa em honra de Santa Cecília, padroeira dos músicos, informa uma nota da paróquia enviada ao Sítio Igreja Açores.

O evento foi uma oportunidade para juntar músicos das duas filarmónicas existentes na paróquia e coralistas e serviu, também como forma de apelar à formação que decorrerá esta semana no salão de José, em Ponta Delgada, para organistas, regentes e coralistas ministrada pelo Pe Nuno Duarte, da Diocese de Aveiro.

Estiveram presentes na celebração, que coincidiu com o fim da Semana dos Seminários, os seminaristas  Pedro Aguiar, finalista e  Nelson Pereira, aluno do 4º ano, que durante toda a semana realizaram um trabalho de dinâmica vocacional nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica na EBI Ginetes, nas catequeses paroquiais e deixaram testemunhos nas celebrações eucarísticas e numa Vigília de Oração.

A celebração de domingo foi aberta à participação dos grupos corais da zona oeste de Ponta Delgada, tendo respondido ao convite os grupos corais de Candelária e da Várzea, formando com o Grupo Paroquial dos Mosteiros um coro de 80 vozes, dirigido por Daniel Pereira e acompanhado ao órgão pelo organista titular da Sé de Angra,  o seminarista Nelson Pereira.

Presidiu à celebração o Pe Bruno Espínola, recente pároco dos Ginetes e das Sete Cidades, tendo concelebrado os ouvidores de Ponta Delgada, Pe. José Constância e Pe Marco Sérgio, pároco dos Mosteiros e Várzea. A celebração que foi “bastante participada” terminou com um convivio e a promessa de “continuidade”, já no próximo ano.

A freguesia dos Mosteiros dispõe de duas filarmónicas centenárias, Banda Harmonia Mosteirense e Banda Fundação Brasileira cujos músicos e corpos dirigentes  participaram na celebração, executando cada qual no final da celebração o seu hino, segundo a nota assinada pelo pároco, Pe Marco Sérgio Tavares.

Scroll to Top