Diocese espera levar “cerca de 900 jovens a Lisboa” e integra “mega grupos” da Jornada

Presidente do Comité Organizador Diocesano(COD) é o convidado do programa de rádio Igreja Açores

O padre Norberto Brum garante que a preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 está a correr bem e que esta é uma oportunidade “decisiva” de renovação da Igreja.

Numa entrevista ao programa de rádio Igreja Açores, que vai para o ar este domingo, depois do meio-dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, o sacerdote, que é também o responsável da juventude na diocese, garante que ou a Igreja aproveita esta dinâmica ou “perderá o comboio”.

“Esperamos que este seja um momento nosso, jovem, de grande felicidade. e de esperança. Este é o momento chave de renovação da Igreja: ou o aproveitamos ou perderemos o comboio para sempre e depois não nos poderemos queixar” afirma na entrevista.

“A Jornada é em Lisboa, começou nos Açores e prosseguirá nos Açores, porque é aqui que os jovens vão regressar” lembra o presidente do COD, sublinhando que mesmo “os jovens que não participarão mas que integram grupos, e têm beneficiado dos encontros rise-up, vão colher frutos”. Os encontros rise-up são os substitutos das catequeses preparatórias e visam o debate, a oração e a reflexão sobre vários temas propostos para estas jornadas desde a Ecologia Integral, à fraternidade universal é economia de Francisco, assuntos levantados pelos documentos escritos neste pontificado.

“A forma sinodal com que os jovens, a diocese e as comunidades têm abraçado a preparação deste encontro é relevante”, adianta ainda.

“Desde a primeira hora que a Diocese assumiu esta prioridade dos jovens, não só dos que vão à jornada mas da juventude em geral” refere ainda destacando que se procurou, desde o inicio, “agrupar e construir grupos com uma dinâmica própria” reconhecendo que a pandemia quebrou um pouco o ritmo mas a presença na diocese dos símbolos da JMJ (a Cruz e o ícone Mariano) faz agora um ano foi “um novo perfume” para a dinâmica juvenil.

“As dinâmicas são locais e nós temos acompanhado. Neste momento estão inscritos mais de 700 jovens e sabemos que há muitos que não se inscreveram na plataforma digital” refere ainda lembrando que conta ter em Lisboa cerca de 900 açorianos.

“É uma bênção e uma graça e sobretudo uma esperança que estes jovens não se deixem ficar pelo sabor da jornada mas a prolonguem para a diocese” diz ainda destacando que haverá um encontro on-line com todos os jovens e, durante a jornada em Lisboa, haverá um dia do programa só para os açorianos. Nesse dia, diz o padre Norberto Brum, haverá uma eucaristia presidida pelo bispo de Angra.

“Participaremos em todos os grande momentos do programa oficial mas teremos um dia só para nós açorianos” remata desvendando que haverá um kit açoriano de peregrino e que todos os jovens que se inscreverem junto da diocese terão apoio logístico em Lisboa.

Na entrevista que vai para o ar este domingo, o padre Norberto Brum fala ainda do acolhimento de jovens estrangeiros na diocese- cerca de 200-, dos voluntários e de todos os que ainda queiram participar e não se tenham inscrito.

“Os transportes começam a ser agora um problema” refere.

A entrevista ao programa de rádio Igreja Açores vai para o ar este domingo.

 

Scroll to Top