Encontro de escolas católicas quer alunos do 1º ciclo como protagonistas “da vida”

Alunos de Educação Moral e religiosa Católica encontram-se em Fátima, sexta feira

O XXI encontro nacional dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica que frequentam o primeiro ciclo realiza-se a 26 deste mês, em Fátima, e tem como tema «Com EMRC dou + Cor à Vida» numa clara alusão a uma “educação que passa das palavras às ações”.

“Com este tema quisemos entender a palavra ‘cor’ como a qualidade de vida, trata-se de procurar, no dia-a-dia de cada um melhorar a situação da vida das pessoas nomeadamente com aquelas com que os pequenos alunos do 1º ciclo se cruzam”, explica ao Educris Dimas Pedrinho, da Equipa nacional da EMRC.

Inspirado no lema da Jornada Mundial da Juventude que Lisboa recebe no próximo mês de agosto, a iniciativa desafia os “nossos meninos a estar atentos aos outros e sejam capazes de cuidar uns dos outros” tal como “Maria que se levantou e partiu, apressadamente, para ajudar a sua prima Isabel”, desenvolve.

“Esperamos que se encontrem, se olhem, e estejam em comunhão provenientes de várias partes de país. É sempre bom contactar com crianças e professores que trazem outras experiências fazendo festa naquele lugar tão especial”, sublinhou Dimas Pedrinho.

Num dia que tem início com um momento cultural, no Centro Paulo VI, a cargo da companhia de teatro ‘Espelho Mágico’, que “analisa os valores abordados pelo tema”, e um encontro, com todo o grupo, na basílica Santíssima Trindade, e que vai contar com a presença de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Para Dimas Pedrinho os “encontros nacionais da disciplina” são sempre momentos para “escutar a diferença, a dimensão nacional da disciplina, vermos crianças de tantos pontos do país e fazermos a experiência de comunhão alargada”.

Como atividade preparatória, os mais de 60 agrupamentos e escolas foram desafiados a “realizar desenhos que expressem o cuidado pelo outro, através do exemplo de Maria”, a partir “das aprendizagens das próprias aulas neste ciclo”.

(Com Ecclesia)

Scroll to Top