Bispos elegem novos corpos tendo já em conta os novos estatutos aprovados pela Santa Sé
D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, continua a presidir ao Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa depois de ter sido eleito esta manhã juntamente com os restantes membros do Conselho Permanente, para o qual entra o bispo de Aveiro e sai o arcebispo de Braga por já ter completado o número máximo de mandatos previstos estatutariamente.
Foram igualmente eleitos os presidentes da Comissões episcopais, com destaque para o Bispo de Angra que permanece à frente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, que tem como objeto de trabalho as questões relacionadas com o diálogo ecuménico e inter-religioso.
A Assembleia Plenária, que procedeu à eleição dos seus Órgãos para o triénio 2023-2026, elegeu ainda três novos bispos para outras tantas Comissões Episcopais: D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, passa a liderar a Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé; D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto liderará a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e D. Nuno Brás, bispo do Funchal, presidirá à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, substituindo d. João Lavrador atual bispo de Viana do castelo e ex bispo de Angra que já completou os dois mandatos previstos nos estatutos.
Organigrama da CEP:
− Presidente: D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima
− Vice-Presidente: D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo de Coimbra.
− Secretário: P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa.
− Vogais do Conselho Permanente: D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, Bispo do Porto; D. José Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora; D. José Augusto Traquina Maria, Bispo de Santarém; D. António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro. D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, é membro nato do Conselho Permanente na qualidade de Patriarca de Lisboa.
− Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé: D. António Augusto de Oliveira Azevedo, Bispo de Vila Real.
− Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana: D. José Augusto Traquina Maria, Bispo de Santarém.
− Presidente da Comissão do Laicado e Família: D. Nuno Manuel dos Santos Almeida, Bispo Auxiliar de Braga.
− Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios: D. Vitorino José Pereira Soares, Bispo Auxiliar do Porto.
− Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais: D. Nuno Brás da Silva Martins, Bispo do Funchal.
− Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade: D. José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga.
− Presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização: D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra.
− Delegado para as Relações Bispos/Vida Consagrada: D. Rui Manuel Sousa Valério, Bispo das Forças Armadas e de Segurança.
− Delegado para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE): D. Nuno Brás da Silva Martins, Bispo do Funchal.