Paróquias dos Açores promovem momentos mais prolongados de adoração
O sagrado Lausperene é uma das iniciativas mais características deste tempo quaresmal. E, na diocese de Angra, duas das mais urbanas paróquias dos Açores, exceptuando as de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, celebram este IV Domingo da Quaresma um momento mais prolongado de exposição e adoração do Santíssimo.
Assim, na Sé, em Angra do Heroísmo, entre as 11h00 e as 19h00, religiosas, movimentos de leigos e catequistas bem como jovens e crianças animarão hora a hora, este período de adoração, cuja oração será orientada pelas Irmãs Missionárias Reparadoras, Oração orientada pelo Movimento da Mensagem de Fátima,
Voluntários da Porta da Misericórdia e pelos Leitores Eucaristia Dominical, Conferência Vicentina e Oração orientada pelos Acólitos, Ministros da Comunhão. A oração de vésperas no domingo, dia do Pai, será orientada pelo Grupo Coral: participam, ainda membros do Apostolado de Oração, catequistas e catequisandos.
Na Matriz da Horta, ilha do Faial, o Sagrado Lausperene será celebrado entre as 10h00 e as 18h00 e será animado pelos Ministros Extraordinários da Comunhãoe pelos diferentes anos da catequese. Nesse dia haverá também a festa do segundo ano da catequese.
Na Igreja do Carmo, a partir das 16h00 haverá Exposição do Santíssimo Sacramento, com a animação da Ordem Terceira do Carmo, Ordem Franciscana Secular e Confraria do Santíssimo Sacramento da Matriz.
O Lausperene consiste na exposição da hóstia consagrada, chamada de Santíssimo Sacramento, na igreja, aos fiéis. O sagrado lausperene tem normalmente uma duração de 40 horas, em referência ao período em que o corpo de Jesus Cristo permaneceu no túmulo até suceder a ressurreição.