Iniciativa é uma organização da Junta Regional de Núcleo do CNE e dos agrupamentos da ilha de Santa Maria
O VI Acampamento Regional de Alcateias (ACARAL) terá lugar na freguesia da Almagreira, no parque de Campismo da Praia Formosa, na ilha de Santa Maria, de 24 a 29 de julho do próximo ano, reunindo cerca de meio milhar de participantes, informa o Boletim do CNE a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.
Trata-se de um evento que se realiza de quatro em quatro anos, organizado pela Junta Regional de Núcleo e que, este ano, conta com a colaboração dos agrupamentos do CNE da ilha dos fósseis, com a particularidade de dar inicio às comemorações dos 90 anos do escutismo nos Açores.
O ACARAL destina-se aos Escuteiros integrados na I Seção – Lobitos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, da Região Autónoma dos Açores, podendo participar, a título excecional escuteiros do CNE de outras regiões do continente e da Madeira.
Para este acampamento está prevista a participação de cerca de meio milhar de jovens e dirigentes açorianos: 350 lobitos; 50 dirigentes acompanhantes e 100 dirigentes e caminheiros dos serviços.
O VI ACARAL estará organizado em dois campos: Lobitos e Serviços, sendo que o campo dos lobitos será divido em subcampos, que serão acompanhados pelos dirigentes.
Entre os objetivos da iniciativa, segundo o referido boletim estão, entre outros, “a possibilidade da vivência do ideal escutista estruturado no sistema de bandos, contribuindo para a abertura de novos horizontes, no campo cultural, social e pedagógico”, contribuir para a formação integral das crianças, ”através de ações que realcem valores cristãos nomeadamente: a tolerância, a amizade e o sentido ecuménico do escutismo”, contribuir para o “esforço da imagem do Corpo Nacional de Escutas na sociedade açoriana, como proposta educativa, conducente ao desenvolvimento integral das crianças e jovens” e, “aprofundar a mística e simbologia da I secção através das imagens e representações da história do “Mogli na Ilha dos Fósseis”.
O CNE tem representação em todas as nove ilhas dos Açores e conta com mais de 4000 mil escuteiros.