A Igreja açoriana vista a partir dos seus arquivos é a proposta do Seminário Episcopal para este ano
José Pedro Paiva e Paolo Asolan, Professores Catedráticos de Coimbra e da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, respetivamente, especialistas no estudo de Arquivos, que já dirigiram nas respetivas academias, são os dois principais oradores das VI Jornadas de Teologia, promovidas pelo Seminário Episcopal de Angra, a 2, 3, 24 e 25 de março, intituladas “A Igreja nos Açores a caminho dos 500 anos”.
José Pedro Paiva é doutorado em História e professor catedrático na Universidade de Coimbra. Foi diretor do Arquivo da Universidade e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A conferência “Contributos para uma história da diocese de Angra: experiências passadas e possibilidades futuras” será proferida no dia 2 de março, às 20h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. No dia seguinte, mas já na Biblioteca Pública e Arquivo Luís Silva Ribeiro, durante a manhã, entre as 9h30 e as 13h00, vários oradores usarão da palavra. A mesa redonda sobre os arquivos religiosos contará com as intervenções de Rute Gregório, Diretora do Serviço dos Bens Culturais da Igreja, em Angra, Nuno Estevão Ferreira, professor e membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP), Carlos Lobão, doutor em História contemporânea e investigador no CHAM Açores e José Avelino, investigador. Segue-se uma visita guiada ao Arquivo da Mitra e uma ultima conferência de Luís Carlos do Amaral sobre “Da preservação dos documentos eclesiásticos à construção da memória pessoal e coletiva”.
No dia 24 de março, pelas 20h00, no pequeno Auditório do Centro de Congressos de Angra do Heroísmo, será lançada a Revista do Seminário “Fórum Teológico XXI, volume V” e será proferida a conferência “Desafios da Pastoral diocesana no mundo de hoje”, pelo professor Paulo Asolan.
O académico é reitor das igrejas de Santa Maria in Cappella e Sant’Agata in Trastevere, Roma; Capelão da Fundação Santa Francesca Romana e do hospital de peregrinos “San Giacomo e San Bento de Labre” em Trastevere. É responsável pela formação permanente do clero da diocese de Roma. E, atualmente, é professor permanente da cátedra de teologia pastoral fundamental e decano do Pontifício Instituto Pastoral Redemptor Hominis da Pontifícia Universidade Lateranense.
No dia 25 de março, no pequeno auditório do Centro de Congressos de Angra, às 9h30 usará da palavra o professor Eduardo Ferraz da Rosa sobre “Cristianismo, Razão e Crença: a filosofia na Teologia e na Pastoral da Fé”. Às 11h00, Paolo Asolan falará sobre “A força evangelizadora da piedade popular” e as Jornadas de Teologia terminam com a intervenção e participação do bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia em seminariodeangra@gmail.telepac.pt ou em 295216123.