Iniciativa tem lugar no próximo dia 7 de dezembro, às 18h00, no Centro Natália Correia, na Fajã de Baixo
O livro “O Culto ao Senhor Santo Cristo e ao Espírito Santo nos Açores” coordenado pelos investigadores Margarida Sá Nogueira Lalanda e o padre Hélio Soares, e que resulta de um “aprofundamento” das comunicações apresentadas no colóquio sobre a mesma temática realizado por ocasião das comemorações dos 60 anos do santuário do Senhor Santo Cristo, em 2019, vai ser lançado no próximo dia 7 de dezembro, pelas 18h00, no Centro Natália Correia em Ponta Delgada.
Além das comunicações apresentadas no colóquio, coordenado cientificamente pelo CHAM- Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores- o presente livro conta com um texto do Monsenhor José Medeiros Constância, atual vice-reitor do Santuário diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres com as biografias e a acção pastoral dos primeiros cinco reitores deste importante santuário, entre 1959 e 2016, e que é escrito a partir de “um testemunho pessoal e histórico”.
Os restantes estudos estão organizados em cinco secções. A primeira consiste “no enquadramento das vivências católicas no arquipélago dos Açores desde o inicio do seu povoamento” e conta com um texto de Susana Goulart Costa intitulado “Que fé é esta? Ensaio sobre cinco séculos de devoção, cinco séculos em reflexão”. Numa lógica diacrónica a autora, docente da Universidade dos Açores, percorre a história da Igreja Açoriana, interligando características da vivência religiosa no arquipélago, com as orientações da igreja universal e a influência de movimentos e correntes de pensamento, que influenciaram as expressões de fé nos Açores.
Na segunda secção encontram-se trabalhos sobre as “bases da instituição “ destes dois cultos tão característicos dos Açores. A influência franciscana nestes dois cultos, o desenvolvimento do culto ao Senhor Santo Cristo a partir do conhecimento da sua principal impulsionadora, madre Teresa da Anunciada, e a interpretação da iconografia associada ao culto do Santo Cristo são três temas constantes nesta secção, contando com escritos de Duarte Nuno Chaves- As visitações de Frei Bartolomeu Ribeiro aos Açores (1946/47): contributos para a história franciscana-, de Margarida Sá Nogueira Lalanda- Madre Teresa da Anunciada, a impulsionadora do culto ao Senhor Santo Cristo- e de D. Carlos Azevedo – A imagem do Santo Cristo no contexto da iconografia do Ecce Homo dos séculos XV a XVII-.
Na terceira secção reflete-se sobre o património religioso- o artístico e o imaterial- e os “seus usos na mediação cultural e na evangelização”. Nesta secção encontram-se textos de D. Carlos Azevedo, Artur Goulart Borges e dos padres Hélio Soares e José Paulo Machado. Os dois sacerdotes, ambos da área da história, dissertam sobre um itinerário museológico para o Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança em “Uma coleção visitável para o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres de Ponta Delgada” e a importância mediática destas festividades em “Comunicação e receção na fenomenologia religiosa do Santuário do Santo Cristo”, respetivamente.
A quarta secção “perspetiva práticas e desafios da piedade popular” com textos de José Andrade, Jorge Miguel Ferreira e do cónego Hélder Fonseca Mendes.
A última parte do livro “debruça-se sobre o futuro de uma evangelização universal” a partir da piedade popular com um terceiro texto de D. Carlos Azevedo, bispo português a servir no Conselho Pontifício para a Cultura, em Roma.
O livro é uma edição das Letras Lavadas e conta com o apoio do Instituto Católico de Cultura.