Movimento mundial ‘Laudato Si’ vai lançar documentário “A Carta”, no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, que encerra o Tempo da Criação, onde o “Papa Francisco é a estrela do filme”.
“O filme vai estrear na Cidade do Vaticano em 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, que encerra o Tempo da Criação. No mesmo dia estará disponível no YouTube gratuitamente”, informa o movimento em nota enviada à Agência ECCLESIA.
O documentário “A Carta” (The Letter), conta a “história da carta encíclica Laudato Si’ e detalha a emergência ecológica.
“O Papa Francisco é a estrela do filme. Ele generosamente passou um tempo connosco durante a produção, partilhando sua profunda sabedoria”, adianta.
Intitulada a “maior iniciativa do nosso movimento até agora”, o filme “é fruto de alguns anos de trabalho do Movimento Laudato Si’ em parceria com a produtora Off the Fence (vencedora do Oscar por Meu Professor Polvo) e o Vaticano”.
Outras vozes também são apresentadas, representando as periferias da crise ecológica, como “uma ativista adolescente da Índia, um líder indígena da Amazónia, um refugiado climático do Senegal e cientistas do Havai”.
“As histórias proféticas de Ridhima, Cacique Dadá, Arouna e Robin e Greg – heróis da vida real dentro e fora do filme – e seu diálogo pessoal com o Papa, em particular, foi inestimável”, indica.
O comunicado salienta que o “filme explica de maneira impactante, o grito da terra e o grito dos pobres” e a realidade das “secas, inundações, incêndios florestais, furacões, desflorestação, tudo só piora”.
A organização do movimento mundial trabalha agora com os “líderes e membros do movimento para que o filme seja exibido no maior número possível de paróquias e comunidades em todos os continentes” bem como na angariação de fundos para realizar as exibições.
(Com Ecclesia)