Diocese de Angra integra delegação nacional, com a presença do cónego Hélder Fonseca Mendes
Uma delegação de Portugal vai participar no Congresso Internacional de Catequistas, de 8 a 10 de setembro, em Roma, que tem como tema ‘O catequista, testemunha da vida nova em Cristo’.
Depois de uma pausa determinada pela emergência sanitária mundial, é retomado este momento de formação/reflexão, encontro e partilha entre todos os seus destinatários, como são os responsáveis da catequese e os catequistas.
Este encontro vai dar continuidade aos dois congressos anteriores, sobre a primeira e a segunda parte do Catecismo da Igreja Católica, realizados em 2013 e em 2018, no Vaticano.
O terceiro Congresso Internacional de Catequistas, com o tema ‘O catequista, testemunha da vida nova em Cristo’, é organizado pelo Dicastério para a Evangelização (Santa Sé), e termina com a participação do Papa Francisco.
Os trabalhos vão começar com a conferência de D. Rino Fisichella, o colaborador do Papa responsável pela organização do Jubileu 2025, que vai refletir sobre o tema do congresso, a partir das 16h00; e do programa, para além das conferências nos três dias, constam vários workshops e ateliês temáticos por grupos linguísticos, informa o portal online ‘Educris’, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
Este Congresso é o primeiro depois da decisão do Papa Francisco, em 2019, de instituir o novo ministério do catequista.
Na delegação portuguesa está também a diocese de Angra, que se faz representar pelo Administrador Diocesano, cónego Hélder Fonseca Mendes.