A Alegria do Evangelho vai estar no centro do debate para a formação de clero e leigos na antiga capital da ilha
A exortação Apostólica do Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, vai ser o tema de partida para cinco sessões de formação promovidas pela ouvidoria de Vila Franca do Campo até ao final do mês de novembro, informa uma nota a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.
As sessões, que se destinam ao clero e a leigos, correspondem a parte do programa pastoral da ouvidoria para este ano e vão na linha das orientações diocesanas, de uma igreja “em saída” ao “encontro das periferias”.
A primeira sessão teve lugar esta noite no Salão Paroquial de Água d´Alto. A conferência “A transformação Missionária da Igreja” foi proferida pelo Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel, Pe Cipriano Pacheco.
No dia 6 de novembro terá lugar outra conferência, pelas 20h00, no centro de catequese da Ribeira das Tainhas. “Na crise do compromisso comunitário” será o tema a abordar pelo pe Miguel Silva Tavares, pároco da Ajuda, Pilar e Remédios da Bretanha.
No dia 13 de novembro, também pelas 20h00, o salão paroquial da Matriz de Vila Franca receberá “O anúncio do Evangelho” por Valeriano Costa Correia, da Delegação em São Miguel do Serviço Diocesano para a Evangelização e Catequese.
No dia 20 de novembro, à mesma hora, mas no salão paroquial de São Pedro, será abordada a “Dimensão social da evangelização” por Vitória Furtado, psicóloga e membro da equipa do Serviço Diocesano para a Pastoral Social.
Finalmente no dia 27 de Novembro, no Centro Apostólico de Ponta Garça, Paula Silva, professora da Escola Secundária da Lagoa falará “Dos Evangelizadores com Espírito”.
A nota da Ouvidoria retoma uma passagem da exortação apostólica para sublinhar a importância “do frescor original do Evangelho” cuja procura faz “despontar novas estradas, métodos criativos, outras formas de expressão, sinais mais eloquentes, palavras cheias de renovado significado para o mundo atual”.