Efeméride é assinalada no próximo dia 15 de junho
O Museu de Arte Sacra da Horta, a única instituição do género em toda a diocese, vai completar no próximo dia 15, o primeiro aniversário. Pelas 20h30, decorrerá uma sessão festiva na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Vai constar do programa comemorativo a apresentação de um livro da autoria do Cónego do santo Sepulcro, padre Jacinto Bento, intitulado “Subida a Jerusalém- Peregrinações e diários”. Em seguida, realiza-se um recital da Tuna da Filarmónica Unânime Praiense.
O espaço museológico distribui-se por três salas da Igreja do Carmo, um edifício amplo e que tem sido alvo de obras de restauro e reabilitação pela Ordem Terceira do Carmo, com o apoio de entidades públicas nomeadamente autarquia e Governo Regional.
O Museu reúne as peças que faziam parte do Convento de São Francisco e que se encontravam inventariadas, à guarda do Museu da Horta, juntando o património da Ordem Terceira do Carmo, Ordem Terceira de São Francisco e outras peças, diocesanas e da ilha do Pico. Este Museu integra também algumas peças do espólio pessoal de Monsenhor Júlio da Rosa que se encontravam à guarda da Matriz do Santíssimo Salvador, da Horta.
O Museu possui uma sala de exposição permanente e duas outras com exposições temporárias e conta no seu espólio com peças de estatuária, ourivesaria e paramentaria, de entre as quais se destacam uma coleção de esculturas flamengas do século XVI e outras estátuas religiosas dos séculos XVII e XVIII, talha dourada, azulejaria e pintura. Realça-se, ainda, o mobiliário sacro, a paramentaria do século XVIII e as pratas dos séculos XVI, XVII e XVIII.